No passado sábado, dia 30 de Abril, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima acolheu o Concerto de Música Sacra, na sequência das comemorações dos 25 anos da UBI. Dois coros e uma orquestra clássica interpretaram músicas sagradas numa noite de chuva, mas que não impediu as pessoas de se dirigirem ao concerto.
Este espectáculo encerrou todas as celebrações de mais um aniversário, e ao fim de quase um ano de actividades, João Queiroz, reitor da UBI, faz um balanço positivo das mesmas. “A universidade teve muitas actividades científicas, pedagógicas, culturais, musicais e desportivas ao longo do ano. Acho que temos que ficar felizes e congratular-nos pelos 25 anos da universidade e pela forma como a comunidade académica e a própria cidade aderiu às iniciativas que nós desenvolvemos ao longo do ano”.
Também Luís Cipriano, maestro do concerto, se mostrou “satisfeito por termos sido convidados a participar neste evento, mas também pela maneira como correu”. Ensaiar crianças e adultos não é difícil, porque “o coro é completamente amador, com as pessoas com as mais diversas profissões, mas que na realidade têm uma atitude perfeitamente profissional”.
A Igreja de Nossa Senhora de Fátima estava cheia e o maestro afirma ficar “muito satisfeito por as pessoas virem aos concertos. Elas sabem que nós nos preparamos da melhor maneira para que possam ficar satisfeitas no fim e dar o seu tempo como ganho”. Para além disso, foram muitos os filhos de professores e funcionários da UBI que participaram no concerto.
Foram também apresentadas algumas músicas que o Coro Misto da Beira Interior vai apresentar no dia 3 de Junho no 3º Concurso Anton Bruckner, em Linz, na Áustria, como por exemplo Domine e Crucifixus. Luís Cipriano admite que a ida a este concurso tem como grande objectivo “vencer duas medalhas de ouro”. Na segunda parte do concerto, o Coro Infantil juntou-se ao Coro Misto para interpretar músicas como Avé Verum, Avé Maria e Kyrie.