Foi um anfiteatro repleto de alunos, profissionais e docentes que ouviu Telmo Baptista, bastonário da Ordem dos Psicólogos. Este foi um dos vários oradores convidados para o segundo Fórum de Psicologia da UBI, que teve lugar na passada sexta-feira, 29 de Abril.
O evento serviu também como forma de encerrar uma semana de trabalho em torno desta área. Ao longo de quatro dias passaram pelo anfiteatro 7.21 diversos oradores que abordaram sobretudo “as diferentes áreas da Psicologia”, explica António Marques. O presidente do Núcleo de Alunos de Psicologia (NEPUBI)é o primeiro a salientar o propósito deste evento. O objectivo “passa por esclarecer os alunos que se encontram em fase de licenciatura para integrarem o segundo ciclo. Alguns ainda estão indecisos sobre a área a escolher e estas jornadas serviram essencialmente para isso”, acrescenta.
Este responsável pela organização garante que a semana decorreu dentro das expectativas, “com muitos participantes”. Foi um evento “composto pelos mais diversos workshop’s, com gente de diferentes áreas da Psicologia, com actividades direccionados para os alunos da universidade”, reitera António Marques.
A encerrar a semana de trabalhos, a segunda edição do Fórum Psicologia. Um evento que, tal como no anos passado, contou com a presença do bastonário da Ordem dos Psicólogos. Telmo Baptista, que respondeu a diversas questões dos alunos, foi um dos elementos a participar nas conferência plenárias que contaram também com a presença de, Maria Paula Paixão, docente e investigadora na área. Este ano houve também algumas conferências plenárias, com diferentes formatos, “no sentido de dar mais tempo à discussão das áreas leccionadas na UBI. Houve mais espaço para discussão e dúvidas dos alunos”, atesta o presidente do núcleo.
Para António Marques, “o ensino da Psicologia na UBI é muito bom e está em crescendo. Embora no segundo ciclo, com muita pena do Departamento e dos alunos, não houve área de Psicologia da educação, mas existem mais valias na UBI”.