Como viver em equilíbrio com a alimentação” foi o tema do colóquio organizado pelo Gabinete de Apoio Psicológico e Empreendedorismo Social dos Serviços de Acção Social da UBI no passado dia 13 de Abril.
Durante cerca de uma hora e meia, Maria João Gregório, enfermeira do departamento de Psiquiatria do Centro Hospitalar da Cova da Beira e Maria Inês Campos, nutricionista, alertaram para a importância de adoptar boas práticas de saúde.
Paulo Pessoa, psicólogo do GAPES, abriu a sessão assumindo o papel de moderador. Emagrecer perdendo massa gorda, estabelecer objectivos realistas, perder peso lentamente, sem variações cíclicas de peso e à base de comportamentos bons para a saúde, foram as cinco regras de ouro enumeradas pela enfermeira Maria João.
Baseada na sua experiência profissional como nutricionista, e em estudos realizados, Maria Inês disse que “é da maior importância mastigar bem os alimentos, evitar a sensação de fome, não estar mais de três horas sem comer e não tomar medicação sem consulta médica”.
Aliado a uma boa alimentação, o desporto é fundamental para uma vida equilibrada. A pensar nisso, os SASUBI oferecem uma enorme variedade de desportos e actividades físicas de que toda a comunidade ubiana pode usufruir. Andebol, atletismo, badmington, basquetebol, futebol 11, futsal, judo, natação, rugby, ténis, ténis de mesa, voleibol, ginástica localizada, pilates e step são os desportos oferecidos, quase todos eles com treinos regulares.
Para os mais criativos, ou preguiçosos, há soluções alternativas e muito práticas como estacionar o carro o mais longe possível, evitar os elevadores, comandos de televisão e escadas rolantes, ou ainda tratar de um jardim ou quinta que não a do Farmville. “Além de fazer bem à alma e ser favorável ao estudo, a prática desportiva contribui para melhorar a capacidade respiratória”, “deve fazer-se exercício físico até se ficar agradavelmente cansado”, referiu a nutricionista.
Numa sala onde o público se revelou interessado pelas temáticas, houve ainda tempo para esclarecer algumas dúvidas que persistem no dia-a-dia. Maria Campeão, que assistiu à sessão e colocou as suas dúvidas alimentares, afirmou no final que “a exposição foi bastante esclarecedora e espero que tenha servido para melhorar os hábitos alimentares. Os meus e os dos restantes presentes”.