Os pilotos Miguel Barbosa/Miguel Ramalho, num Mitsubishi Racing Lancer da equipa BP Ultimate Vodafone Team, foram os vencedores do Ervideira Rali TT 2011, segunda prova do Campeonato de Portugal Vodafone de Todo-o-Terreno (CPTT) que marcou o regresso às vitórias do Tricampeão Nacional. O rali, realizado nos dias 16 e 17 de Abril, integrou também a Promoção TT 2011, a Taça TT Pré-Classic e o Desafio Elf/Mazda e a organização esteve a cargo da Sociedade Artística Reguenguense (S.A.R.).
A dupla vencedora, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho, terminou os 310 km de troço cronometrado com um tempo de 4h08m07,1s. No lugar intermédio do pódio, com uma diferença de 2m10,0s do vencedor, ficou um dos candidatos à vitória, Carlos Sousa/Luís Ramalho que conduziram o Mitsubishi Racing Lancer . O terceiro lugar foi alcançado por Pedro Grancha/Vitor Jesus em Nissan Off ROAD, carro da Dinis Lucas Consulting Team, distando 11m43,2s da primeira posição. Da mesma equipa, o Mitsubishi Pajero DID, tripulado por José Dinis Lucas/Luís tirano, concluiu o rali no quarto posto. O lote dos cinco primeiros foi fechado pela viatura da Team Motivo, a Nissan Off Road, de José Gameiro/António Saraiva.
Este triunfo foi o primeiro do ano de 2011 para Miguel Barbosa, piloto que consegue assim a sua 5ª vitória em Ervideira, desempatando com Carlos Sousa, o qual já averbou 4 triunfos neste rali. O campeão nacional de 2003, 2005 e 2007 refere que o Ervideira Rali TT é uma prova “muito dura, os terrenos estão muito secos e muito duros das chuvas, há muitos regos e muitas valas e praticamente 80% do troço é sempre em trilhos e parece que estamos fora de estrada”. Carlos Sousa, segundo classificado na prova, teve um furo mesmo no final do 2º Sector Selectivo (SS), factor que lhe retirou a possibilidade de vencer o rali. Apesar do sucedido, o piloto afirma estar num bom momento e que não se pode pensar nos furos porque “se pensamos no furo, furamos, andamos a fazer condução para não furar, furamos e não fazemos tempo”.
Destaque ainda para a sexta posição da geral alcançada pelos pilotos da XUXAS Team Sport, João Rato/José Motaco que, com este resultado, venceram o Desafio ELf/Mazda. No agrupamento T8, a vitória ficou a cargo da dupla inscrita pela equipa Prolama Competição, Paulo Sousa/João Santos, ao obterem o sétimo lugar da geral ao volante de um Mitsubishi Pajero. Já no T2, a vitória foi obtida por Carlos Almeida/Ricardo Mendonça em Nissan Pathfinder, da equipa J. Raposo Competição que, na geral se classificaram em nono lugar . A Promoção foi ganha por Jorge Coutinho/José Carlos que conduziram um Mitsubishi Pajero 4X4 e a categoria TT Pré-Classic teve como vencedor Edgar Moio/João Penedo que se apresentaram à partida para este rali num Nissan Terrano II.
A vitória de Miguel Barbosa, em Ervideira, permitiu ao piloto da equipa BP Ultimate Vodafone Team saltar para o comando do campeonato com um total de 40 pontos; Na segunda posição encontra-se Carlos Sousa a quatro pontos do líder, com 36; Pedro Grancha conta com 27 pontos e está na terceira posição; O Ervideira Rali TT foi a segunda prova do CPTT e contou com 64 concorrentes, o campeonato segue agora para o norte do país, com o Rali TT Serras do Norte, prova organizada pelo Motor Clube de Guimarães, a realizar-se nos dias 25 e 26 de Junho.