Por estes dias os cinco elementos da organização da conferência TEDxCovilhã desdobram-se em actividades de ultimação da iniciativa que vai ter lugar a 14 de Maio, no Anfiteatro das Sessões Solenes da UBI. Oradores de várias áreas tão distintas como a comunicação e a arquitectura ou a engenharia e as relações internacionais vão apresentar as suas opiniões e relatar experiências profissionais, em palestras de 15 minutos.
Nuno Neves teve contacto com este tipo de conferência anual que reúne pensadores e criadores mundiais, por alguns amigos. Este covilhanense que já passou por São Paulo, Nova Iorque e Londres, foi assistir a uma destas conferências sobre “Tecnologia, Entretenimento e Design (TED)” e desde logo pensou em promover uma iniciativa do género, na região beirã. Com o evento que irá decorrer na academia espera conseguir trazer o espírito destas conferências que começaram em 1984, na Califórnia. Até porque, o TEDx “não é mais do que uma forma de lançar desafios aos jovens, de um modo diferente, e trazer também as experiências e os conhecimentos de alguns empreendedores para que possam mobilizar quem tenha ideias e vontade de fazer coisas novas”, reitera Nuno Neves.
Também Vasco Pereira, outro dos organizadores, está confiante que o objectivo de desenhar o futuro, ou trilhar caminhos para que projectos empreendedores possam sair do papel para a realidade, vai ser atingido com esta actividade. O jovem covilhanense, licenciado em Economia, aponta o facto das próprias conferências serem “bastante diferente do que é habitual”. O tempo limitado a 15 minutos para cada orador, a dinâmica que estes devem ter e a interacção com o público fazem destas reuniões, “catalisadores de inovação e empreendedorismo, promovendo o debate criativo”. Para o jovem empreendedor, que recentemente abraçou um projecto na área das energias renováveis, o fundamental é que “as conferências despertem a atenção para algumas pessoas que estejam a trabalhar nas suas ideias e que possam potenciar o aparecimento de novos empreendedores”. Outro dos aspectos importantes “é o da possibilidade de se estabelecerem contactos entre as pessoas que estão aqui na região e os oradores que vão participar na conferência. O espírito é a partilha de ideias que vale a pena disseminar”, acrescenta ainda Vasco Pereira.
O evento tem início marcado para as 9 horas e ao longo do dia, os vários oradores vão apresentar as suas visões também sobre os temas base do TEDxCovilhã. Nuno Neves lembra que a actividade que está pensada para a cidade serrana tem como tema central, “a criatividade, que vai ser abordada em três pontos: as indústrias criativas, a educação e a sustentabilidade ambiental”. Este licenciado em Gestão espera uma boa receptividade dos participantes. “Vamos procurar imprimir um ritmo bastante interactivo, com cerca de 20 oradores a apresentam as suas ideias”, refere. O programa final irá ser divulgado em breve, mas para já, Nuno Neves garante a presença de empreendedores ligados à música, à educação, a novas tecnologias, à Web, à arquitectura, à sustentabilidade e energia, “no fundo, um vasto leque de assuntos”.
A recepção da ideia está a ser “francamente positiva”. As inscrições para este evento podem ser feitas no site oficial do TEDxCovilhã, onde também é dado a conhecer todo o historial das conferências TEDx, os oradores já confirmados para o evento do próximo dia 14, e um conjunto diverso de informações complementares.