Um dos principais benefícios do desporto é o bem estar físico. Mas um dos mais recentes projectos da UBI pretende servir como prova de que o desporto e as diversas modalidades também podem servir para o bem estar social e a integração de pessoas na comunidade.
Dina Miragaia, docente no Departamento de Ciências do Desporto foi quem coordenou todo o evento, de carácter internacional, onde sete crianças da Casa do Menino Jesus tiveram a oportunidade de contactar com várias práticas desportivas, com diferentes actividades lúdicas e também pedagógicas. A maior recompensa de todo este desafio é recebida através dos abraços e sorrisos do grupos de crianças que fazem parte da comunidade residente na instituição de apoio social, com sede na Covilhã. Estas sete crianças integraram um projecto internacional, ao qual o Departamento de Ciências do Desporto se associou. Os primeiros passos de apoio a crianças e jovens em risco através de práticas desportivas e de actividades de grupo começaram a ser dados na Universidade de Barry (Florida) e em África do Sul com o envolvimento da Universidade de Pretoria. A docente da UBI, em contactos com os promotores do evento nestes dois países acabou por trazer o “Fun Fit Fridays” para Portugal. Esta é uma iniciativa que “implica o envolvimento de investigadores de diferentes áreas disciplinares, profissionais da área do deporto, alunos inseridos nos diferentes níveis de ensino do Departamento de Ciências do Desporto e conta com o apoio e patrocínio de empresas. O projecto tem como finalidade utilizar a prática de actividades desportivas no desenvolvimento de capital social com crianças, de forma a melhorar a sua integração social”, começa por explicar. “O grupo dos Estados Unidos contempla crianças com problemas do ponto de vista social e tenta, através das actividades desenvolvidas, promover componentes tão importantes como a motivação, a liderança, a auto-estima, no fundo, valores sociais que permitam àquele grupo de crianças uma melhor integração do ponto de vista social, melhorar as questões relacionais que têm com os outros. Na África do Sul o objectivo foi o mesmo e a ideia foi criar também um desafio semelhante em Portugal”, acrescenta. Foi precisamente na Casa do Menino Jesus que encontrou um conjunto de crianças com problemas familiares e cuja integração nesta iniciativa poderiam beneficiar de motivações para uma maior socialização.
Passadas sete semanas, “depois de todas as sextas feiras o grupo vir até à UBI e ter a possibilidade de aprender karaté, basquetebol, dança ou outra modalidade desportiva, o resultado é francamente positivo”, confessa a docente. Dina Miragaia sublinha também a participação de antigos alunos nesta iniciativa, a qual acabou por ser coordenada por estudantes de mestrado e finalistas da licenciatura em Ciências do Desporto. “Envolvi alunos de mestrado, mas também de licenciatura e outros professores que estivessem em várias áreas e viessem à UBI mostrar um pouco do seu trabalho. Desta forma conseguiu-se um painel mais diversificado de actuação”, explica a docente. Todo um conjunto de actividades cuja finalidade “passa por associar a actividade desportiva e lúdica, incorporando conceitos relevantes do ponto de vista social. Chamar à atenção para a importância de se criarem hábitos de vida saudável, promover as relações sociais, são também objectivos deste desafio”, continua a docente do Departamento de Desporto.
François Gonçalves, aluno de mestrado do mesmo Departamento, tem sido o braço direito da docente. Para o aluno da UBI, a promoção e coordenação deste tipo de actividade “foi um enorme desafio, mas também acabou com algumas das melhores recompensas que é a experiência conseguida e também a integração das crianças pelas práticas desportivas”.
A iniciativa que dará agora origem a alguns estudos e actividades académicas poderá repetir-se. Para tal, os responsáveis procuram financiamentos e apoios para esse efeito. Dina Miragaia confessa que “este é um projecto pobre, porque envolve poucos recursos financeiros, mas é também, um projecto muito rico pelos benefícios que apresenta”.