O número de escolas e de alunos a querer participar neste evento promovido pelo Departamento de Química da Universidade da Beira Interior é cada vez maior. Para a edição deste ano, as inscrições de equipas tiveram de ser restringidas a quatro por escola. Pelo sétimo ano consecutivo decorreu esta semi-final regional das Olimpíadas de Química Júnior. A organização deste evento esteve a cargo das docentes Maria de Lurdes Franco Ciríaco e Maria José Alvelos Pacheco.
Durante o passado sábado, dia 2 de Abril, os laboratórios e anfiteatros da instituição de ensino superior acolheram os jovens alunos provenientes de escolas dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Portalegre. Nesta edição das olimpíadas participaram 201 alunos, integrados em 68 equipas, provenientes de 21 escolas dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Portalegre. Durante a manhã as equipas participantes realizaram duas provas com questões de escolha múltipla, uma de carácter teórico e outra de carácter experimental, que decorreu nos laboratórios de Química. Experiências laboratoriais, provas escritas e outros desafios foram sendo colocados às equipas participantes nestas “olimpíadas”. Um evento que acaba por fugir às habituais aulas, mas que nem por isso se torna menos pedagógico.
Depois de um dia de provas, o primeiro lugar voltou a ir para uma equipa da Escola Serra da Gardunha, “que já o ano passado ganhou”, sublinha a organizadora. O segundo e terceiro lugares foram entregues a equipas da Escola Cidade de Castelo Branco que tinham já, em edições anteriores conseguido prémios. Uma mostra de que “as próprias escolas também apostam neste tipo de eventos e acabam por preparar os seus alunos para estas provas”.
Lurdes Círiaco acrescenta também que o principal objectivo continua a ser o de “tentar conseguir que exista um gosto crescente pela Química”. O evento dirigido aos alunos dos 8º e 9º anos de escolaridade, provenientes de escolas da região vai agora levar as duas primeiras equipas à final nacional, que este ano terá lugar a 7 de Maio, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de onde vão sair os representantes de Portugal nas Olimpíadas Europeias de Ciência.