João Catalão, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica, é o primeiro investigador português a fazer parte do editorial board de uma das cinco revista do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Depois de várias investigações e artigos científicos desta vertente da Engenharia, Catalão recebeu o convite dos responsáveis por aquela publicação para integrar o lugar por dois anos. Seleccionar os trabalhos a publicar e os membros a analisar esses mesmos trabalhos é uma das funções do editorial board.
A IEEE é a maior associação profissional do mundo dedicada ao avanço da inovação tecnológica e excelência. Nas suas revistas aborda várias áreas científicas, incluindo: computação e informática, multimédia, sistemas sustentáveis de energia, ciências aeroespaciais, telecomunicações, controlo e robótica, nanotecnologia, biomédicas/biologia, etc. O docente do Departamento de Engenharia Electromecânica explica que “as revistas científicas do IEEE, conhecidas como as "IEEE Transactions", são das mais importantes do mundo dada a sua elevadíssima qualidade e os padrões de exigência máxima. Este reconhecimento é reflectido nos respectivos factores de impacto e no número de citações”.
No que concerne à área científica de "Power and Energy Systems", existem apenas cinco revistas publicadas ao abrigo do IEEE Transactions. A IEEE Transactions on Power Delivery, a IEEE Transactions on Power Electronics, a IEEE Transactions on Power Systems, a IEEE Transactions on Energy Conversion e a IEEE Transactions on Sustainable Energy. Até à data, “em nenhuma destas cinco revistas do IEEE fazia parte do "Editorial Board" um professor ou investigador de uma universidade portuguesa”.
Ainda no que respeita à produção científica, destaque para o artigo de Susana Azevedo, docente do Departamento de Gestão e Economia (DGE). O artigo "The influence of green practices on supply chain performance: a case study approach", da co-autoria de Susana Azevedo, docente do Departamento de Gestão e Economia (DGE) da UBI, foi eleito como um dos trabalhos "que melhor representam as áreas e a investigação do MIT-Portugal Program", de acordo com informações da Executive Director do MIT-Portugal Program do Taguspark.
O artigo, publicado no âmbito do projecto "Lean, Agile, Resilient and Green Supply Chain Management (LARGeSCM)", do MIT-Portugal Program, e do qual a docente do DGE é investigadora, apresenta como principal objectivo investigar a relação entre a utilização de práticas “verdes” na gestão da cadeia de abastecimento automóvel e o desempenho das mesmas. Com recurso a uma metodologia empírica, são identificadas as práticas “verdes” mais utilizadas naquele sector, bem como as que apresentam um maior impacto sobre o desempenho operacional, económico e ambiental do mesmo.
O projecto "LARGeSCM", com data de conclusão em Maio de 2012, procura, em traços gerais, compreender as interrelações entre os novos paradigmas de gestão da cadeia de abastecimento automóvel de forma a sugerir uma série de práticas que contribuam para aumentar a sua competitividade e desempenho.
Também uma equipa integrada por antiga aluna e um investigador da UBI, em consórcio com uma instituição italiana, foi distinguida com o prémio de melhor comunicação, no Simpósio Internacional da Associação Internacional de Ergonomia (IEA - International Ergonomics Association). Um evento que decorreu de 3 a 6 de Abril em Grahamstown, na África do Sul, contou com a apresentação de perto de uma centena de comunicações subordinadas ao tema de Factores Humanos no Projecto e na Gestão de Organizações. A comunicação apresentada por Ana Filipa Couvinhas, covilhanense, formada em Design industrial pela instituição serrana, e em Eco-Design pelo Politécnico de Turim (Itália), recebeu a distinção da melhor comunicação do simpósio. O trabalho apresentado resultou da colaboração entre a Universidade da Beira Interior, representada pelo docente e investigador do Departamento de Engenharia Electromecânica, Denis Coelho, e a escola italiana, através dos docentes Paolo Tamborrini e Luigi Bistagnino, tendo Ana Filipa Couvinhas desenvolvido as actividades de investigação no terreno focadas na comunicação. O trabalho apresentado resultou das actividades de investigação e projecto conducentes à apresentação da dissertação de mestrado de Ana Filipa Couvinhas, que se focou no desenvolvimento sustentável de uma comunidade desfavorecida da periferia da cidade do Mindelo, em Cabo Verde. A antiga aluna da UBI desenvolve actualmente trabalho de campo em Moçambique, na província de Nampula, em colaboração com a Organização Não Governamental Technoserve Moçambique, e com orientação científica do investigador da instituição covilhanense Denis Coelho, em colaboração com Patricia Ferrara da Universidade de Madison-Wisconsin nos Estados Unidos da América.