Imaginar o ponto de vista de várias janelas da capital espanhola é o objectivo do mais recente trabalho de Pedro Leguina. O pintor madrileno mostra pela primeira vez em Portugal um conjunto de quadros. “Edificando pela cor” acaba por ser um conjunto de janelas que pretendem mostrar “os cantos das cidades através de uma óptica muito própria”.
O pintor espanhol optou por este tipo de tela “precisamente porque as pessoas vivem hoje em espaços cada vez mais pequenos, apartamentos com divisões dimensionadas apenas para aquela finalidade e a única forma de verem mais além daqueles espaços são as janelas. Para além disso é um formato e um modo de apresentação singular e logo aí conquista uma marca específica para o artista”.
Várias dezenas de telas estão agora expostas na galeria temporária do Museu de Lanifícios. Até final de Maio é possível conhecer um pouco de Madrid, mas também da Coruña e até de Lisboa. Leguina, que quase sempre teve como cenários a cidade onde habita, Madrid, confessa-se agora “completamente apaixonado por Lisboa”. Diz que a capital portuguesa é um dos cenários mais especiais, que já viu. “Lisboa é especial porque acaba por mudar de cor ao longo do dia, o prata do meio-dia, o amarelo do entardecer, e tudo combinado com um céu único”, refere. Mas também a região da Cova da Beira e da Serra da Estrela. O pintor está já a preparar um conjunto de trabalhos “que passam por cenários da cidade da Covilhã e também algumas perspectivas da região”.
Trabalhos que pretendem “captar a essência da cidade e de um determinado lugar, sempre tendo como perspectiva uma janela”. O artista que tinha a sua linha de trabalho baseada nas caros rosa e azul, mudou desde que está em Portugal, e passa agora a apresentar também trabalhos com tons laranja e verde. O Castelo de São Jorge, “foi talvez aquele trabalho que mais me marcou nos últimos tempos. Nunca tinha pintado castelos e acabei por ficar impressionado com aquela paisagem. Para além disso acabou também por mudar a minha forma de pintar. Estava habituado a utilizar apenas cores como o rosa ou o azul e passei a colocar mais laranja, verde, e outras cores”, explica.