Os novos alunos de Erasmus puderam contar com uma recepção especial, oferecida pelo GPRI da UBI, no bar da biblioteca central da universidade, que contou com uma breve mas especial actuação da orquestra académica Já b'UBI&Tokuscopus.
O objectivo deste evento, segundo Sofia Lemos, funcionária do GPRI é “integrar todos os estudantes que vêm de fora nos costumes académicos da Covilhã, porque as tradições estudantis nos seus países de origem são certamente diferentes”. Costumes como trajes académicos, praxes e tunas são exclusivos das universidades portuguesas, “o que deixa os alunos que vêm de fora fascinados”.
Cerca de 40 estudantes participaram no convívio, sendo a maior parte espanhóis, e todos se mostraram entusiasmados com a prestação da tuna académica.
Plabo Martinez, aluno de Economia, afirmou que a actuação da tuna foi “fantástica”, e contou que veio estudar para a UBI por “boas referências de amigos”. A tuna Já b'UBI&Tokuscopus brindou os presentes com seis temas, tendo-se apresentado e contactado com os alunos de Erasmus sempre em inglês.
Júlio Esteves, estudante de mestrado em Design Multimédia e magister da Já b'UBI&Tokuscopus referiu que a “sua” tuna vai estar “sempre disponível para participar neste evento” e acrescentou, quanto à reacção dos estudantes estrangeiros, que “todo o público é bom, desde que se saiba trabalhar com ele”, e que portanto “não devem ser menosprezados por não entenderem as letras das músicas”.
O GPRI tem promovido este convívio todos os anos, no início de cada semestre, tendo já convidado a Já b'UBI&Tokuscopus para actuar no ano passado. A UBI tem protocolos de mobilidade de estudantes com universidades de vários países como Espanha, Itália, Roménia, Brasil, entre outros. No final do convívio foi oferecido a cada estudante Erasmus um kit de brindes da UBI.