Carlos da Silva Costa vai estar na próxima sexta-feira, dia 25, na Universidade da Beira Interior. O governador do Banco de Portugal apresentará uma palestra sobre “Perspectivas da Economia Portuguesa” perante os participantes no projecto Player.
O evento promovido por oito países europeus e liderado conjuntamente pela UBI e pelo Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior (CIEBI) juntou mais de 3800 projectos de empreendedorismo oriundos dos 27 países do espaço europeu. Na próxima sexta-feira serão divulgados os vários vencedores, como é o caso do melhor projecto nacional, mas será também conhecido a ideia que o júri considerou mais inovadora. O evento que tem lugar ao longo de todo o dia no Anfiteatro 8.1 contará com a presença de diversas personalidades ligadas a áreas como a Economia, a Engenharia ou a Informática.
Para Victor Cavaleiro, vice-reitor da UBI e coordenador de todo o evento, “os objectivos principais foram largamente atingidos”. Segundo o docente da academia beirã, o desafio lançado através da plataforma informática desenvolvida pelo Departamento de Informática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, pretendia, “acima de tudo, estimular todos os jovens a apresentarem um projecto de negócio inovador”. A escolha de uma plataforma informática como veículo principal deste desafio e a sua promoção nas redes sociais não foi inocente. Cavaleiro lembra que “essas são as ferramentas actualmente dominadas pelos mais jovens, daí termos de ir ao encontro das suas expectativas e estimulá-los de forma convincente”. Durante o período de duração deste evento foram submetidos 3800 projectos, destacando-se a Sérvia como país com mais propostas.
A 25 de Março encerra-se esta edição com o anúncio dos vencedores, a entrega de prémios aos eventos nacionais e de um prémio de maior valor, acompanhado de um plano de negócios à ideia vencedora. Ao longo do dia diversos palestrantes vão falar de empreendedorismo e criatividade, empreender e inovar na actual conjuntura e inovação digital, entre outras temáticas. Os responsáveis pelo Player destacam também as intervenções de, para além dos governador do Banco de Portugal, de Carlos Ramos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, que irá falar sobre “O papel dos Engenheiros numa economia empreendedora”, e Ricardo Valles, da Ordem dos Economistas, que apresentará uma comunicação intitulada “Empreender e Inovar na conjuntura actual”.
Com o sucesso conseguido nesta primeira edição, Cavaleiro está já a pensar em reunir esforços para que a iniciativa continue. O vice-reitor da UBI lembra que estiveram envolvidos oito países europeus na organização mais directa e no suporte financeiro deste evento de procura de novas ideias e apoio às práticas empreendedoras. No futuro “teremos de continuar o desenvolvimento da plataforma informática e alargá-la a todos os interessados, não só aos que residem na Europa”. Desta forma, este responsável espera conseguir passar mais projectos da ideia à prática.