As ruas do Tortosendo foram percorridas pelo grupo de 15 jovens do Bairro Alto de Lisboa, que visitaram a região numa actividade de intercâmbio que decorre do projecto +Skills, promovido pela Coolabora. Durante as férias de Carnaval, jovens da capital e também da maior freguesia do concelho da Covilhã participaram em diversas iniciativas.
Durante três dias houve uma actividade intensa que começou com um pedy-paper pelo Tortosendo em que participaram jovens deste projecto e do Projecto Quero Saber que os recebeu. “A primeira noite foi marcada por uma caminhada nocturna com algumas "partidas de Carnaval" para tornar mais intensa a experiência”, acrescentam as responsáveis pela Coolabora.
A segunda-feira de Carnaval foi dedicada aos desportos radicais. Uma visita à Serra da Estrela, que contou com algumas brincadeiras na neve e um rappel no Tortosendo. No dia da despedida, terça-feira, os jovens participaram numa corrida de carrinhos de rolamentos que apesar da chuva “foi um sucesso”, classificam os membros da organização. Nesse dia “foi também bom ver que as relações se fortaleceram e que se trocaram contactos e promessas de visitas mútuas”, referem. A programação das actividades contou com a colaboração de vários jovens do projecto Quero Saber, também a cargo da Coolabora.
Para além dos aspectos lúdicos, este intercâmbio teve, segundo os membros desta cooperativa de intervenção social, “um impacto bastante forte no que se refere ao reforço da tolerância em relação às diferenças culturais e também na desconstrução da primeira imagem que temos do outro. Para os jovens de Lisboa foi também o seu primeiro contacto com a neve e para os do Tortosendo o alargamento de horizontes”.
Esta iniciativa faz parte das muitas que o projecto Quero Saber promove com o objectivo de contribuir para a inclusão social dos jovens e crianças do Tortosendo através do trabalho em parceria do seu consórcio constituído pelo Agrupamento de Escolas de Tortosendo, pela CooLabora, pelo CILAN, pela CPCJ, pela Junta de Freguesia de Tortosendo e pelo NERCAB.