Os jovens que frequentaram os Leões da Floresta, e mais tarde, a discoteca Companhia Club, na noite de 17 de Março, puderam saber mais acerca dos perigos que o consumo do álcool pode ter para a saúde.
O objectivo da sensibilização é alertar os jovens, sendo a maioria estudantes universitários, para os malefícios do consumo excessivo de álcool. A equipa de médicos e enfermeiros do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) distribuiu folhetos informativos e esclareceu dúvidas, enquanto os agentes da PSP faziam o teste do balão a quem quisesse saber a sua taxa de alcoolemia.
Alice Duarte, de 19 anos, estudante do segundo ano de Ciências Farmacêuticas, esperava que houvesse maior adesão à acção de sensibilização por parte dos estudantes, pois considera “muito importante que os jovens conheçam bem os efeitos do álcool no organismo, até porque a maioria tirou a carta recentemente”.
Na parte exterior dos Leões da Floresta, era visível uma ambulância e uma mesa com folhetos informativos e frases alusivas aos dados alarmantes sobre os perigos relativos ao consumo do álcool.
Valter Marques, enfermeiro do CHCB e um dos dirigentes da iniciativa, conta que é importante sensibilizar os jovens para o consumo excessivo de álcool, explicando que “o principal dano é sempre a nível do fígado e há cada vez mais gente jovem com graves patologias neste órgão”.
Outro problema relacionado com o consumo de álcool e os jovens é o número crescente de acidentes de viação, pelo que os agentes da PSP advertiram os jovens presentes para não conduzirem depois de beberem álcool.
Valter Marques adiantou ainda estar ciente de que em ambientes de festa há sempre consumo de álcool, mas garante que “as iniciativas têm tido uma boa adesão”, e apelou aos jovens para que “não façam do consumo abusivo um modo de vida”.
Alguns dos conselhos dados passavam pela adopção de um estilo de vida saudável e pela prevenção, diagnóstico e tratamento atempado de doenças ligadas ao aparelho digestivo. A mesma acção de sensibilização já ocorreu no ano passado, e insere-se na II Edição da Semana da Gastrenterologia do CHCB, que decorreu de 14 a 19 de Março.