Dezanove de Março, Dia do Pai, foi a data escolhida pelo Departamento de Física da UBI para realizar as MasterClasses, que decorreram no Anfiteatro I da UBI. Esta iniciativa, que decorre simultaneamente em inúmeras escolas a nível mundial, pretendia juntar jovens entre os 15 e os 18 anos e dar-lhes a conhecer as actividades que são desenvolvidas na Física Experimental de Partículas.
As MasterClasses consistem em actividades que incluem um “curso de treino” onde são ensinados, através de palestras, os fundamentos da Física de Partículas e as técnicas básicas usadas na análise de acontecimentos. Depois disso, os jovens estudantes colocaram em prática parte do que lhes foi transmitido, em actividades que realizaram de forma a obter resultados. Estes seriam, mais tarde, discutidos em videoconferência com outros grupos de estudantes nas universidades aderentes ao evento nesse dia, sendo elas o Instituto Superior Técnico de Lisboa e a Universidade de Joanesburgo, na África do Sul.
Na videoconferência que se produziu para a apresentação e discussão dos resultados obtidos nas actividades pelos alunos, foi feito também um Quiz, sobre tudo o que foi aprendido durante o dia, composto por dez perguntas e mais duas de desempate. Este Quiz seria respondido por pares, vencendo a equipa que mais respostas certas tivesse.
Em comparação com o IST, os resultados da UBI “foram melhores”, o que levou Sandra Soares a dizer, em tom de brincadeira, que “na Beira Interior temos melhores cientistas!”. Os alunos, satisfeitos com o trabalho e os resultados que produziram, aplaudiram contentes.
Para Joana Figueiredo, aluna da Escola Fornos de Algodres da Guarda, “a experiência foi útil porque hoje aprendemos coisas que podem ser vantajosas um dia quanto estivermos na universidade, e mesmo agora no secundário”. Sandra Soares afirma que “o feedback é óptimo e julgo que eles gostam muito das actividades que aqui desenvolvem – parecem-me todos muito felizes. Acho que estas iniciativas são muito boas para eles até porque se desenvolvem a nível intelectual e percebem que a ciência é importante e faz parte da vida”. A todos os alunos foi entregue um certificado de participação, bem como um DVD com material interactivo relacionado com a Física das Partículas.