O Fantasporto, Festival Internacional de Cinema do Porto, exibiu a obra “Purgatório”, película de 14 minutos dirigida, produzida e escrita pelo antigo estudante de cinema da UBI, Miguel Rafael.
A curta, rodada na Covilhã, versa sobre Tiago, que se depara no Purgatório com a proposta de ir para o paraíso caso faça algo em troca. O jovem regressa à Terra para tentar ser bem-sucedido na sua missão, embarcando assim numa cómica aventura.
“Purgatório” é o projecto de mestrado em Cinema de Miguel Rafael, e foi produzido com um orçamento de cerca de mil euros, tendo como objectivo “contar uma história cativante ao público, fazendo-o rir com os eventos que se sucedem no filme, transmitindo assim uma boa disposição”, esclarece o realizador.
A recepção do público tem sido positiva, bem como a da crítica. Durante a exibição da película, no Porto, o cineasta confessa que sentiu que “o público estava a usufruir do filme com boas gargalhadas, dando-me assim uma sensação de objectivo cumprido. Obviamente que também recebemos críticas menos boas em certos aspectos do filme, mas que servem para melhorarmos numa próxima curta-metragem”.
Depois da estreia nacional de “Um Funeral à Chuva”, no ano passado, também filmado na Covilhã e realizado por um antigo estudante da UBI, Miguel Rafael afirma que teve a felicidade de se cruzar com “alguns docentes que têm imenso conhecimento na área e neste momento, a universidade tem material para se poder realizar bons projectos”. Acrescenta ainda que a UBI é uma boa academia para cineastas pois “todos os anos há obras de cinema na UBI que se destacam pela positiva e que demonstram um enorme potencial. Com vontade de trabalhar, por parte dos alunos, e incentivo por parte dos docentes desde o início do curso, é o suficiente para que as obras cinematográficas sejam cada vez melhores e se superem de ano para ano”. A 31ª edição do Fantasporto decorreu no Porto, no Teatro Rivoli, de 22 de Fevereiro a 6 de Março.
Clique aqui para ver "Purgatório" na íntegra.