Mostrar as potencialidades da Universidade da Beira Interior especialmente aos alunos das escolas do ensino básico e secundário é o principal objectivo dos “Dias da UBI”. A actividade que tem aberto as portas da academia à comunidade há já vários anos decorre mais uma vez em 2011, entre os dias 22 e 24 de Março.
O Gabinete de Comunicação e Imagem tem vindo a desenvolver esforços para manter actualizada esta iniciativa que todos os anos promove a visita de estudantes de todo o País à academia localizada na Covilhã. Na próxima semana, o programa de três dias apresenta um vasto leque de iniciativas que se vão fazer notar em todos os Departamentos da UBI. Tiago Sequeira, pró-reitor responsável por este gabinete explica que “este ano houve um grande esforço dos departamentos em apresentarem actividades novas relativamente a edições anteriores, com uma aposta clara nas actividades que envolvem interactivamente os alunos que nos visitam com os professores, equipamentos e laboratórios da UBI para que experimentem directamente as potencialidades que a instituição tem para oferecer”.
O número de inscrições tem vindo a aumentar ao longo dos tempos e a visita de alunos do secundário à UBI acaba, para os responsáveis do evento, de ser fundamental em duas vertentes. Para além de tomarem contacto com as várias áreas científicas ministradas na academia e as potencialidades dos seus centros de investigação e estruturas associadas, há também possibilidade de recolher informações sobre as saídas profissionais e as escolhas das licenciaturas a serem seguidas por estes alunos. O pró-reitor responsável pela actividade destaca, de entre todo o programa, “a detecção de radiação, no âmbito da Física, jogos interactivos no âmbito da Matemática e também da Química, alguns testes de visão e testes clínicos (pressão arterial e glicémica por exemplo), no âmbito das Ciências da Saúde, e um novo Jogo da Bolsa (simulação de um investimento na bolsa) e um Peddy Paper no Departamento de Gestão e Economia”. Além disso, contam com actividades disponíveis “as já habituais visitas a laboratórios da Química, da Física, das Engenharias, entre as quais visitas aos aviões do Departamento de Ciências Aeroespaciais, aos veículos de baixo consumo e aos robots construídos no Departamento de Engenharia Electromecânica”, acrescenta.
Tiago Sequeira espera que esta iniciativa continue com “os bons resultados” que tem vindo a ter. “O balanço tem sido extremamente positivo quer pelo envolvimento das escolas secundárias quer pela imagem positiva e a experiencia enriquecedora que os alunos do secundário levam da UBI”, sublinha o pró-reitor.