Os alunos do 5º ano de Medicina da UBI foram desafiados a organizar o VI Symposium sob o tema “Liderança e Gestão na Saúde”. Este colóquio aconteceu no passado dia 11 de Março no Anfiteatro Verde da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI.
O VI Symposium de Medicina teve como principal objectivo «consciencializar os alunos para a importância da gestão, funcionamento e sistemas de organização da saúde» e «estabelecer um confronto entre os sistemas de saúde português e espanhol».
O primeiro tema abordado foi a Gestão da Saúde em Portugal – desafios mais técnicos ou comportamentais, por Francisco Velez Roxo, que defende que a gestão da Saúde em Portugal «deve mudar» e que «deve haver um trabalho conjunto entre a gestão económica e a medicina».
Para estabelecer a comparação entre Portugal e Espanha, a professora Anabela Almeida tomou a palavra sobre a “Gestão da Saúde em Portugal: contributos da gestão na saúde” tendo apresentado os três modelos de saúde: Bismarck, Beveridge, e misto. É neste último que se inserem Portugal e Espanha.
Miguel Sanz, director do centro de urgência e emergência da Extremadura abordou a “Gestão da Saúde em Espanha”, tendo estabelecido as semelhanças e diferenças entre os dois sistemas de saúde e dado relevância aos sistemas sanitários na Extremadura. Para além da organização do Symposium, os alunos elaboraram vários trabalhos sobre algumas das organizações e instituições de saúde com um peso relevante na prestação dos cuidados de saúde no nosso país. Para Inês Rosas, membro da organização, o Symposium “superou as expectativas, uma vez que conseguimos encher a sala e mobilizar um grande número de pessoas”. A segunda parte do colóquio foi dedicada ao esclarecimento de questões e dúvidas por parte dos alunos e à realização de debates.