Na passada sexta-feira, dia 11 de Março, decorreu no Anfiteatro 7.21, no edifício Ernesto Cruz da Universidade da Beira Interior, o primeiro seminário com o tema “Violência Doméstica: da compreensão à intervenção”.
Este seminário contou com a presença de duas conferencistas, que tiveram oportunidade de apresentar os projectos que têm vindo a desenvolver a nível profissional e académico. A primeira apresentação esteve a cargo de Fátima Santos, Mestre em Empreendedorismo de Serviço Social, e foi baseada na sua dissertação de mestrado. Fátima Santos tentou mostrar à audiência o que é sofrer de violência doméstica, como se pode procurar ajuda, e como podemos ver se alguém sofre de violência doméstica. Foram também apresentados os «números catastróficos que a Violência Doméstica, apresenta no nosso país», e nomeadamente no distrito de Castelo Branco, através de gráficos que se podem encontrar nos sites da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, e da APAV- Associação Portuguesa de Apoio à Vítima.
A segunda apresentação ficou a cargo de Ângela Santos, psicóloga no Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Domestica da CooLaBora. A sua apresentação teve como principal objectivo incentivar à denúncia deste crime público, e como esta pode ser feita sem sofrer o risco de represálias. Ângela Santos desmistificou também algumas ideias feitas que a sociedade tem acerca do tema.
Este seminário foi organizado pelo Centro de Estudos da Universidade da Beira Interior no âmbito do projecto UBIgual, e teve como moderadora Catarina Oliveira, docente da UBI. Segundo a organização o principal objectivo é “manter a comunidade académica a par destes assuntos, uma vez que a violência doméstica é um caso extremo de desigualdade de género”. Esta foi a primeira de outras iniciativas inseridas no projecto UBIgual.