O Clube Nacional de Montanhismo levou a cabo mais uma vez o Carnaval da Neve, uma iniciativa que decorreu entre 3 a 8 de Março. A Covilhã e a Serra da Estrela contou com um conjunto de actividades que serviram para assinalar a data. O evento realiza-se desde 1952, tem como principal objectivo dar a conhecer o património natural, arquitectónico, hoteleiro e gastronómico da região.
A organização teve o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, da Segredos Mk Turístico e produção de Eventos, e Companhia Club, além dos apoios de várias colectividades da cidade, como o Vitória de Santo António, Grupo Desportivo da Mata e a Associação Académica da UBI. Ao mesmo tempo, decorreu na Praça do Município uma feira de inverno com produtos da região.
E os foliões saíram á rua na sexta-feira dia 4. Os mais novos foram os primeiros a mostrarem-se com os seus disfarces, desfilando pelas ruas da cidade e assim dando largas à sua alegria, num desfile de carnaval que contou com a participação das escolas da cidade. A comemoração do “entrudo” não se ficou só pelos hotéis da Serra da Estrela. Um pouco por toda a cidade, houve folia, principalmente nas principais associações da cidade com os tradicionais “Bailes de Carnaval”, onde as pessoas deram largas à sua imaginação apresentando-se com os mais variados disfarces carnavalescos.
Com um orçamento de 20 mil euros, o “programa foi delineado de forma a assegurar uma maior rentabilização e a estar menos dependente de apoios financeiros de entidades públicas” avançou o presidente do Clube Nacional de Montanhismo, Lino Torgal, “por isso, foi estabelecida uma parceria para a co-organização do Carnaval da Neve que esperamos venha a ter resultados positivos e que permita cada vez mais afirmar a Covilhã e a Serra da Estrela".
A promoção da neve é desde há muito tempo o mote para as comemorações de diversas festividades, e o Carnaval não foge à regra, “é importante é que este evento contribua de maneira efectiva para o desenvolvimento local e regional se faça de uma forma sustentável” referiu a organização.