A mesma autarquia que há algumas semanas anunciava com “pompa e circunstância” o prémio de design atribuída à Ponte da Carpinteira por uma revista americana que não se comercializa em Portugal, prepara-se agora para transformar de forma considerável a estrutura desta construção.
Segundo Carlos Pinto, o autarca social-democrata que lidera o executivo camarário, “a ponte pedonal teve problemas de construção”. Para resolver os mesmos “vamos recorrer às garantias de 250 mil euros que deverá ser accionada para o efeito”. Inaugurada há pouco mais de ano e meio, a passagem desenhada pelo arquitecto Carrilho da Graça, foi motivo de contestação por parte da oposição e imagem de “obra feita” por parte da maioria. Carlos Pinto diz que as aplicações em madeira que compõem o piso e algumas das partes laterais, bem como o acesso feito através do bairro dos Penedos Altos, não reúnem as condições necessárias para continuar na estrutura. Pelo lado da oposição, foi Pedro Leitão quem garantiu que a ponte “não está em risco de ruir, mas há já pessoas que lá caíram, partindo a cabeça e fazendo alguns ferimentos”.
Ao longo de toda a estrutura são bem visíveis as aplicações em madeira que mostram já sinais de deslocamento do seu local original, algumas falhas e também quebras. Substituir todo este material por outro não especificado pelo autarca social-democrata, foi a solução encontrada. Uma intervenção que não foi feita mais cedo “porque a empresa que construiu a ponte entrou em falência e está a ser objecto de venda da massa falida”. A câmara está agora capacitada para avançar com uma intervenção no valor de 100 mil euros que vai consistir ainda “na colocação de uma rede que o projectista, na altura não quis colocar, mas parece que é psicologicamente contributiva para um reforço da segurança na ponte. Uma intervenção que irá contemplar o acesso pela via dos Penedos Altos” afirmou o edil. O Urbi tentou contactar o gabinete de Carrilho da Graça no sentido de conhecer a posição do arquitecto sobre esta intervenção na estrutura, que irá alterar a imagem original da ponte, mas até ao momento ainda não obteve resposta.