A multinacional Microsoft veio à UBI na passada terça-feira, dia 22, no âmbito de uma iniciativa a cargo do Gabinete de Saídas Profissionais, que tem como objectivo trazer empresas de topo à instituição para orientar os seus alunos na hora de enfrentarem o mercado de trabalho. A Microsoft foi a primeira empresa a deslocar-se à academia, fazendo-se representar pelo director da empresa em Portugal, José Fernandes, que deixou várias dicas aos estudantes da área da tecnologia.
A conferência teve início às 15 horas e contou com a presença de Tiago Sequeira, Pró-reitor da UBI, que no final da mesma afirmou ser esta uma iniciativa importante “porque cada vez o mundo do trabalho é mais global e há necessidade de olhar para estas oportunidades como desafios. As pessoas não podem pensar que vão ter o emprego para a vida”. O também docente da UBI referiu que a aposta este ano recaiu em “empresas modelares, empresas de topo a nível nacional e internacional, porque mesmo em situações de crise, estas conseguem mostrar aos alunos oportunidades que outras não conseguem na mesma situação”.
José Fernandes também considera que o tempo dos empregos fixos já passou e deu o exemplo de si próprio a todos os presentes, tendo trabalhado em diversos sítios até chegar à direcção da Microsoft. O director da líder de mercado explicou ainda o funcionamento da empresa na área da gestão de pessoas, frisando que a cada cinco anos as pessoas rodam de funções e que todos são avaliados, incluindo o director. Além disso, reiterou ainda que na Microsoft se desvaloriza o número de horas que se trabalha, importando a qualidade e o resultado do trabalho, o que permite aos funcionários da empresa trabalhar em casa, passar um período do dia no ginásio, entre outras coisas. Quanto à contratação de recursos humanos, José Fernandes indica que “a filosofia da Microsoft é recrutar os melhores; e os melhores não são os que têm mais experiência mas sim os que têm mais talento e potencial”.
A Microsoft é uma multinacional líder de mercado, na área da informática e tecnologia. Esta foi a primeira empresa a deslocar-se à UBI no âmbito da iniciativa do Gabinete de Saídas Profissionais, que está a promover o contacto dos estudantes da instituição com grandes empresas, para melhor conhecerem o mercado de trabalho.