A EncantaTuna realizou no passado sábado o I Feitiço, Festival de Tunas Femininas da Universidade da Beira Interior, no Auditório das Sessões Solenes na UBI. Este festival era composto por dois eventos: o passa-calles, durante a tarde de sábado, 26 de Fevereiro, e o espectáculo principal, às 21 horas do mesmo dia.
As tunas a concurso foram a Cientuna, Tuna Feminina da Universidade do Porto; a TAFUÉ, Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora; a Tun’Obebes, Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Minho; e a F-Tuna, Tuna Feminina do Instituto Politécnico da Guarda. Cada tuna apresentou músicas originais, bem como temas conhecidos de todo o público. No final de todas as actuações, foi a vez da tuna anfitriã subir ao palco e apresentar o seu reportório, entre o qual se contam Hino EncantaTuna e Feiticeira.
Enquanto o júri, composto por Luís Tavares (ensaiador da Desertuna), Eduardo Cavaco (Presidente da Banda da Covilhã), Adolfo Mendes (professor de música), Rodrigo Raposo (Xá da Desertuna e estudante de música) e Sílvia Santos (presidente da Egitúnica), deliberou acerca dos vencedores, foram distinguidos três membros honorários pelo apoio dado à EncantaTuna.
Quanto aos vencedores, a Cientuna foi congratulada com os prémios de Prémio Surpresa para a caloira que mostrou mais animação, Melhor Estandarte e Tuna mais Tuna. A F-Tuna arrecadou os prémios de Melhor Passa-calles, Melhor Solista e Melhor Tuna. O prémio de Melhor Pandeireta foi atribuído à Tun’Obebes, e o prémio de Melhor Instrumental à TAFUÉ.
O auditório onde decorreu o festival estava cheio, facto que não era esperado pela Magister da EncantaTuna, Carina Borges, que defende que “nos últimos dias para o festival estava à espera de tudo, e às vezes até tinha o pensamento de ‘Será que vai encher?’. Viemos para uma sala pequena e foi muito bom”. Organizar o primeiro festival desta tuna foi muito cansativo para todos, mas Carina Borges diz que “é uma sensação espectacular, principalmente correndo da maneira como correu”. A apresentação do espectáculo ficou a cargo de cinco amigos da Tuna, que ao longo do festival presentearam o público com diversas rábulas sobre os mais variados temas que marcam a actualidade.