A principal empresa de software veio até à Universidade da Beira Interior expor as principais características que os seus colaboradores devem reunir. Uma palestra que abriu um ciclo de encontros entre alunos e empresas e que visa a aproximação de ambas as partes no sentido de criar oportunidades de trabalho.
O evento promovido pelo Gabinete de Saídas Profissionais da instituição vai decorrer durante os próximos meses e espera trazer até à Covilhã entidades de todos os ramos de formação presentes na universidade. Rogério Palmeiro, do GSP, explica que “esta é mais uma forma dos alunos tomarem contacto com as empresas e com aquilo que elas pedem para estar no mercado de trabalho. Nada melhor do que as próprias empresas virem até nós apresentarem as suas expectativas e as suas necessidades”. Estas entidades, com dimensão nacional e multinacional, reforçam a cooperação com o tecido organizacional/empresarial, dando continuidade a uma estratégia implementada, que aposta no apoio permanente à transição universidade - mercado de trabalho. Neste evento, que conta com a colaboração da Associação Académica da Universidade da Beira Interior e dos respectivos núcleos de alunos das licenciaturas envolvidas, os alunos podem conhecer melhor os requisitos de várias empresas, mas também interagir com os responsáveis pelo recrutamento de novos colaboradores. Melhorar os aspectos mais solicitados, conhecer diversas entidades, a sua área de actuação e políticas de emprego são outros aspectos que estão adjacentes a eventos desta natureza.
Depois da presença da Microsoft, segue-se a TALENTER e a EDP. As apresentações promovidas pelos responsáveis organizacionais vão permitir aos alunos conhecerem a realidade/dinâmica da própria empresa e os programas desenvolvidos para o recrutamento de profissionais qualificados. Palmeiro fala numa política de divulgação “com um carácter mais formal. Iremos continuar, à semelhança de anos anteriores a estar receptivos a acolher todo o tipo de empresas, mas entendemos que deveríamos colocar uma marca mais institucional a esta iniciativa. Iremos tentar tocar em todas a áreas da nossa universidade e continuar a abrir portas para que os nossos alunos e licenciados possam aproveitar o contacto com as empresas”.
No dia 3 de Março, é a vez da EDP trazer até à UBI o “University Challenge”, um concurso anual com o objectivo de estimular a população universitária a aplicar os seus conhecimentos académicos no desenvolvimento de um tema/projecto no âmbito da Estratégia, Comunicação e Marketing. Esta apresentação, aberta a todos os interessados, é direccionada sobretudo, para aos alunos das licenciaturas de Gestão, Economia, Marketing e Ciências da Comunicação.