As freguesias da Conceição, Santa Maria, São Martinho e São Pedro podem vir a ser juntas em apenas uma. Na última reunião do executivo covilhanense, os membros dos dois partidos com representação na autarquia serrana, PSD e PS, aprovaram por unanimidade a reunião destas juntas de freguesia em apenas um órgão autárquico.
Para Carlos Pinto, presidente da edilidade covilhanense, o que agora vai ser enviado aos deputados da Assembleia da República, eleitos pelo círculo de Castelo Branco “é uma ideia antiga sob a qual tinha vindo a reflectir há já algum tempo. Pinto começa por explicar que “durante os últimos meses fizemos sentir às respectivas juntas de freguesia esta ideia e tivemos o apoio de todas. Agora esperemos que na Assembleia da República a proposta seja aprovada”, remata o social-democrata. No entender do chefe do executivo deixa de existir uma justificação para que se mantenham as quatro freguesias dentro do perímetro urbano da cidade.
Quem também partilha desta opinião são os vereadores socialistas. Vítor Pereira refere inclusive que “esta proposta só peca por tardia”. O socialista lembra que “acabam tantos executivos quantas as juntas, o que representa um ganho financeiro, mas também um aumento de eficiência. A questão fundamental aqui é melhor servir a população”. Os responsáveis camarários esperam que a proposta tenha luz verde da Assembleia da República e se possa aplicar nas próximas eleições. Uma maior e melhor interlocução com os poderes municipais e uma facilidade de ligação à freguesia são outros parâmetros que parecem vir a melhorar com tal medida.
O projecto apresentado pelo executivo social-democrata e aprovado por unanimidade segue agora para os deputados eleitos pelo círculo de Castelo Branco, na Assembleia da República. Estes devem levar a proposta da Câmara da Covilhã à Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território, órgão que irá ou não aprovar a medida. Caso esta seja viabilizada, nas próximas eleições autárquicas, os residentes nesta área apenas vão votar para uma junta de freguesia.