A Galeria de Exposições Tinturaria vai ter patente ao público até ao final do mês de Fevereiro, uma exposição de artes plásticas denominada “Vieira, o semeador de palavras”, da autoria de Maria Adélia Fernandes.
“Vieira, o semeador de palavras” é o título dado pela pintora Maria Adélia Fernandes à sua exposição de artes plásticas, criada em homenagem ao grande escritor da língua portuguesa, Padre António Vieira, no âmbito da comemoração dos 400 anos do seu nascimento.
As composições, pinturas e colagens afirmam que Vieira continua “vivo” e que os seus sermões se integram perfeitamente na sociedade do século XXI. “Nelas se projectam os aspectos humanísticos, culturais, sociais e económicos presentes na obra do escritor e se podem recolher os seus ensinamentos, as suas críticas, os seus valores, pretendendo a pintora abrir assim um campo de reflexão sobre a actualidade”, acrescentam os promotores do evento.
Maria Adélia Fernandes nasceu em Manhouce, no concelho de São Pedro do Sul. Licenciada em Filologia Românica, foi professora de Português e Francês do Ensino Secundário, encontrando-se na situação de aposentada. Desde sempre gostou de pintar e desenhar, mas só o começou a fazer sistematizadamente no ano de 2000, quando a Escola Secundária da Quinta das Flores abriu um atelier de pintura para a comunidade escolar. Fez alguns cursos livres de pintura e frequenta desde 2007 as oficinas livres de pintura da Cooperativa Árvore, no Porto, orientadas pelo Mestre Alberto Péssimo.
Da ligação às artes plásticas resultou a participação em variadas exposições colectivas, quer em Coimbra, na Curia, Aveiro e Porto, bem como algumas individuais.
Esta exposição que agora se apresenta destina-se ao público em geral e em particular aos alunos de Português do Ensino Secundário.