O projecto “Together” reúne um conjunto de oito entidades europeias com vista à troca de experiências para melhorar as políticas de desenvolvimento urbano sustentável.
Para além do município da Covilhã, integram esta iniciativa Mulhouse (França), Braine l'Alleud (Bélgica), Pergine Valsugana (Itália), Salaspis (Letónia), Debica (Polónia), Botkyrka (Suécia) e Kavala (Grécia). Em nota da autarquia serrana, explica-se este encontro na “cidade neve” pela possibilidade “de troca de experiências, a divulgação de boas práticas recolhidas pelas cidades e principalmente a transferência de know-how em diversas áreas”.
“Temáticas ligadas ao empreendedorismo, inovação, economia do conhecimento, emprego, capital humano, ambiente e planeamento urbano são alguns dos desafios destes municípios que têm como missão a troca de experiências, com o objectivo final de obter uma visão partilhada dos conhecimentos e procurando acções que contribuam para o bem-estar colectivo”, pode ainda ler-se na informação.
Na Covilhã, foram realizadas diversas visitas a instituições e também ao “Espaço das Artes”. Desta actividade resultará um diagnóstico prévio, serão identificadas as fragilidades de cada território “para permitir traçar alvos específicos para o desenvolvimento de Planos Locais de Acção”.
Os fundos para este tipo de iniciativas são resultantes de iniciativas que visam promover políticas de desenvolvimento urbano sustentável, com o objectivo de converter a economia da União Europeia na economia do conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo, capaz de um crescimento económico duradouro acompanhado por uma melhoria quantitativa e qualitativa do emprego e uma maior coesão social.