Um treino com a equipa de futsal do Sporting da Covilhã marcou a visita da formação do Sporting de Portugal à UBI. A passagem pelas instalações da academia beirã pode ser um sinal de futuras actividades conjuntas, acrescenta João Leitão, administrador dos SASUBI.
O treino contou com a presença de várias dezenas de adeptos leoninos que se deslocaram até à zona de Santo António para ver os atletas do Sporting de Portugal. Orlando Duarte, ex-seleccionador nacional da modalidade e agora treinador da equipa do Sporting orientou esta sessão de trabalho. Para além do treino, com o ensaio de algumas jogadas e exercícios físicos, a equipa lisboeta disputou ainda uma partida com os jogadores do Sporting da Covilhã.
João Leitão, administrador dos SASUBI, sublinha a importância deste tipo de parcerias. A presença destas equipas “é, para nós, muito gratificante, até porque acaba por ser o reconhecimento de que a UBI tem instalações para a prática perfeita do Futsal e aproveitar também a oportunidade do Sporting visitar esta região”. Leitão acrescenta também que esta actividade veio abrir portas para futuras iniciativas. “Vamos tentar também construir algo mais com a direcção do Sporting de Portugal e espero dentro de algum tempo poder falar de mais projectos desta natureza”. Sem querer adiantar muito sobre o assunto, o administrador dos SASUBI lembra que já passaram pelas instalações da academia outras formações, como é o caso do Sport Lisboa e Benfica. Daí que a realização de estágios ou de provas desportivas com clubes de índole nacional é um assunto que está em análise.
Este responsável recorda que “a estratégia que tem vindo a ser delineada tem objectivos e um dos focos visíveis, para já, é o futsal, através da dinamização, em termos competitivos, de duas equipas, o futsal masculino com o Sporting da Covilhã e o futsal feminino, com a Associação Desportiva da Estação”. Para além da prática desportiva há a considerar uma vertente académica e de investigação, daí que “estejam já a ser delineados projectos que contem com a participação de estudantes da UBI e também de investigadores de Ciências do Desporto”.