Das 300 comunicações aceites nas XXI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica, subordinadas este ano ao tema “Responsabilidade Social e Inovação nas Fases Recessivas do Ciclo”, 12 são de docentes e investigadores da Universidade da Beira Interior. A este número elucidativo do trabalho acaba por maior relevo quando se verifica que nenhuma das apresentadas colocadas em consideração dos júris do evento foi recusada. Esta iniciativa é organizada pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Córdoba. As XXI Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica vão decorrer nos dias 2, 3 e 4 de Fevereiro, no Palácio de Congressos e Exposições daquela cidade espanhola.
A presença de docentes e investigadores da UBI no evento não se fica pela autoria das comunicações aceites. A presidir ao Comité Científico Português das Jornadas está Mário Raposo, professor catedrático do Departamento de Gestão e Economia da instituição universitária covilhanense. Helena Alves, João Ferreira, Arminda do Paço, João António Nunes, António Marques, Anabela Dinis, Zélia Serrasqueiro, Pedro Silva, entre outros, são alguns dos docentes da UBI membros daquele Comité.
Encaradas com o terceiro maior encontro ibérico de investigadores na área da Gestão, as Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica realizaram-se pela primeira vez em 1984 e têm lugar alternadamente em Portugal e Espanha. A Universidade da Beira Interior já acolheu o evento em 2002 e cabe à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro organizar a edição de 2012.
Também na Conferência Internacional de Retórica Política, realizada em Madrid de 19 a 21 de Janeiro, registou-se participação de dois investigadores do Labcom. O Colégio Mayor da Universidad San Pablo Ceu de Madrid recebeu a 1ª Conferência Internacional de Retórica Política onde apresentaram trabalhos, Ivone Ferreira e Américo de Sousa. A conferência, organizada pela professora Carmen Ruiz de la Cierva, reuniu mais de trinta investigadores europeus de Retórica. Ao longo dos três dias de congresso passaram pela Sala de Atos do Colégio Mayor os investigadores espanhóis mais reconhecidos da actualidade, como Tomás Albaladejo, David Pujante, Antonio Caballero López ou Antonio García Berrio
Na tarde do primeiro dia, foi a vez de Ivone Ferreira, docente da UBI e investigadora do Labcom, participar na sessão plenária conduzida por Juan Blanch Nougués. Na mesa onde estavam Barbara Cock da Universidade de Louvain e Maria Dolores de Assis Garrote, catedrática jubilada da Universidad San Pablo. A investigadora do Labcom apresentou um trabalho intitulado “A retórica publicitária e o conceito de público na era dos media”. Américo de Sousa, doutorando na UBI e investigador do Labcom, levou a Madrid a sua perspectiva sobre o sistema retórico.