São muitas as formas pensadas para contornar a crise que se vive na Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI). A entrada em funcionamento do Bar da Associação, uma aposta nos serviços destinados aos alunos como a papelaria, a comercialização do traje académico e a promoção de acções de formação fazem parte de um conjunto de actividades previstas para conseguir uma maior aproximação dos alunos à AAUBI e também um maior número de receitas.
Na passada semana, a equipa directiva apresentou o seu plano de actividades, documento que destaca a criação do Banco de Voluntariado, uma estrutura que se baseia “numa parceria entre a AAUBI e os Serviços de Acção Social com as diversas instituições da Covilhã”. Este projecto é encarado pelos responsáveis académicos como uma plataforma que vai “dar a oportunidade aos estudantes que sempre quiseram fazer voluntariado e não sabem a quem recorrer, de o fazerem agora”. Para tal, os voluntários vão receber formação do Instituto Português da Juventude (IPJ) “e as instituições, sempre que necessitem de voluntários para as suas actividades solicitam à AAUBI. Deste modo, teremos as nossas próprias actividades de voluntariado, onde os nossos destinatários são as famílias com necessidades capazes de serem satisfeitas e colmatadas através do voluntariado tais como, entregas de roupas e alimentos, apoio aos idosos e outras actividades a considerar”.
Outro dos assuntos em relevo neste plano de actividades diz respeito ao departamento de apoio aos núcleos. Um organismo que pretende “continuar com a cooperação entre a direcção e os núcleos e aumentá-la com a inclusão destes em mais actividades da AAUBI”. Semana Académica, Latada, Recepção ao Caloiro são alguns dos pontos onde estes grupos também vão ter uma presença activa. Este plano de actividades, segundo os responsáveis pela AAUBI, “dá também continuidade a projectos antigos e responde a algumas solicitações por parte dos estudantes, não só a nível festivo, mas num conjunto deliberado de actividades, que promulgam o pedagógico e o cultural”.
No que diz respeito ao orçamento, o documento que avança com as contas gerais da AAUBI aponta para um montante de receitas na ordem dos 43.500 euros. Segundo a equipa que apresentou o documento gestor da AAUBI, esperam-se receitas, na ordem dos 380.500 mil euros, destes 200 mil serão provenientes da Recepção ao Caloiro, Semana Académica e outras festas temáticas. A estes montantes juntam-se perto de 50 mil euros em subsídios porte da UBI e do IPJ, entre outros. Já no que diz respeito às despesas estão próximas dos 335 mil euros, com as festas a custarem perto de 184 mil euros e a administração da AAUBI a levar 105 mil.