Há muito que não se via uma moldura humana assim no pavilhão dos Serviços de Acção Social da UBI. As instalações da academia acolheram, no passado fim-de-semana, a fase final do Campeonato Distrital de Basquetebol, na vertente de Sub-19 Feminino.
Quatro equipas marcaram presente neste evento que reuniu naquele espaço desportivo largas centenas de adeptos dos diferentes clubes do distrito. João Leitão, administrador dos SASUBI, que marcou presença nas fases finais da competição, sublinha a importância que a realização deste tipo de iniciativas tem para a academia. A presença de várias entidades “nas instalações da UBI é a prova da abertura da academia à região”, mas também o reconhecimento da importância da universidade na vida activa destas colectividades. A realização deste torneio esteve já enquadrada no protocolo de cooperação institucional que a UBI promoveu com a Federação Portuguesa de Basquetebol.
Ao longo de três dias, decorreram jogos de eliminação entre as equipas participantes nesta actividade, dirigida pela Associação de Basquetebol de Castelo Branco. Jogos disputados entre as formações: Amigos do Basquetebol da Covilhã, Unidos Futebol Clube do Tortosendo, Associação Basquetebol Albicastrense e Unidos Futebol Clube Tortosendo-Sub 16.
Partidas que serviram para encontrar a equipa que representará o distrito numa competição de carácter nacional, mas também, para aferir a qualidade das formações nesta modalidade. O Unidos participou neste evento com duas equipas, mas acabou por não conseguir levar nenhuma formação ao nacional. Nos primeiros jogos ficou clara a superioridade da formação do ABC e dos Unidos Sub-19, as duas formações que disputariam a fase final.
Num jogo de grande desgaste, a equipa do Tortosendo acabou por ceder mais à pressão. Depois de várias partidas, a fase final requeria das duas formações uma energia suplementar, mas sobretudo, uma grande concentração em campo. Condições que acabaram por ser mais favoráveis à formação do ABC. No jogo final, a equipa covilhanense começou por assegurar uma vantagem confortável de ponto, em relação à formação tortosendense. Mas o maior aliado dos Amigos do Basquet foi mesmo a má finalização das jogadoras do Unidos.
Diversas faltas desperdiçadas, má finalização das jogadas e alguma descoordenação da equipa acabaram por levar o Unidos à derrota. As jogadoras do ABC conseguiram manter um maior ritmo de jogo, mas sobretudo, uma boa consistência em campo. Mesmo com um número reduzido de jogadas ofensivas, relativamente à formação do Unidos, o ABC foi mais eficaz.
A equipa dos Amigos do Basquetebol da Covilhã segue agora para a Taça Nacional do Escalão, contando com o apoio logístico dos Serviços de Acção Social da UBI.