Elmano Pereira vinha desempenhando o cargo de director musical adjunto da Banda da Covilhã. Contudo, razões profissionais levaram o maestro a ter de ausentar-se. Luís Clemente é agora o responsável por este cargo.
Natural de Ferreira do Alentejo, o maestro possui uma licenciatura em Direcção de Orquestra, pela Associated Board of Royal Schools of Music e uma outra em Ciências Musicais, pela Universidade Nova de Lisboa. Está a concluir o doutoramento em Direcção Musical e Orquestração, com a orientação de Jan Coober (Holanda) e Carlo Pirola (Itália). Tem cátedra de Direcção de Orquestra pela Leonard Bernstein e Master of Arts in Ethnomusicology, pela Maryland University.
Em termos profissionais, os responsáveis pela Banda da Covilhã salientam o décimo lugar no “Concours de Jeunnes Chefs D’Orchestre” em Dijon, França, 2010, tendo sido apurado para final conjuntamente com mais 15 colegas num universo de 400 candidatos de todo o mundo. Para Eduardo Cavaco, presidente da banda, trata-se de “um jovem com um vasto curriculum na arte de dirigir, com profundos conhecimentos ao nível da orquestração, trabalho com bandas filarmónicas e orquestras de sopros”. O reforço da equipa directiva com mais este elemento, vai permitir, segundo o responsável, “um projecto musical e pedagógico ao mais alto nível”, para tal “procuramos escolher os melhores, e é desta forma que Luís Clemente chega à Covilhã”, acrescenta.
O primeiro ensaio teve lugar na passada quarta-feira, dia 12 de Janeiro. A sua apresentação oficial será feita no Concerto de Primavera em Março. Nos dias 23,24,25 a Banda da Covilhã realizará um mini-estágio de forma a preparar os programas para o presente ano musical.