Um emaranhado de cabos eléctricos, televisores, câmaras de filmar e luzes transformaram o cenário habitual no Pólo I da UBI. A academia beirã foi o local escolhido pelo primeiro canal de notícias português para arrancar com uma operação informativa que assinala os dez anos de actividade.
Os programas da manhã, da Sic Notícias, foram ontem transmitidos a partir da Universidade da Beira interior. A escolha, segundos os responsáveis pela estação de Carnaxide, deve-se essencialmente “à importância da academia no contexto nacional e regional”. Durante a manhã, os programas de informação transmitiram conteúdos essencialmente relacionados com o que se desenvolve na Cova da Beira.
Mas foi a UBI e o papel que desempenha enquanto motor da região que mereceu relevo. Um conjunto de docentes e investigadores ligados à instituição académica, diversos empresários e jornalistas formaram o grupo de vozes que deram conta das potencialidades deste território e dos seus projectos futuros. As Faculdades da academia beirã e as unidades de investigação, os projectos e a ligação desta universidade às empresas foram também temas de conversa ao longo de toda a manhã em que a Sic Notícias transmitiu a partir do Pólo I. António Fidalgo, catedrático da Faculdade de Artes e Letras, fundador e primeiro director do Urbi, foi a personalidade convidada a escolher os sites do dia. Também Miguel Castelo Branco, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, apresentou os principais projectos que estão a ser desenvolvidos naquela estrutura. O médico e docente abordou ainda a ligação entre esta estrutura e os hospitais da região, passando pelo papel activo na formação de novos quadros especializados para áreas com fortes carências. No ano em que assinala também a primeira década de actividade, a Faculdade de Ciências da Saúde, para além da maior formação dos clínicos, tem vindo a promover diversos estudos sobre esta zona e também um papel assinalável na prevenção de doenças.
A academia acabou assim por ser o palco central de exposição do território da Cova da Beira. Numa iniciativa onde estiveram também presentes alguns empresários. João Carvalho, responsável pela Fitecom, foi um dos convidados que se pronunciou sobre a indústria têxtil e as capacidades das actuais empresas do sector que laboram na região.
Para além das experiências empresariais e culturais retratadas nos programas da estação televisiva, foram também exibidas diversas reportagens sobre os projectos que vão ser iniciados em 2011 na Beira Interior.
Este evento assinala os dez anos de funcionamento da Sic Notícias, o primeiro canal televisivo português dedicado a notícias e pretende também ser montra de diversas regiões lusas. Os responsáveis por estes programas esperam conseguir dar algumas pistas para o rumo que o País poderá tomar durante o ano que agora começa, mas também as expectativas, os receios e as esperanças das diferentes regiões que vão acolher as emissões do canal.