Com o tema “O Desafio da Responsabilidade e da Sustentabilidade”, o congresso teve início com uma sessão dirigida por Ana Paula Duarte, vice-reitora da UBI; Ema Oliveira, vice-presidente da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da UBI; Helena Alves, presidente da secção nacional da Associação Internacional de Marketing Público e Não Lucrativo (AIMPN) em Portugal; Clementina Galera, presidente da secção nacional da AIMPN em Espanha; e José Vázquez, presidente da AIMPN.
Sendo este o segundo congresso internacional de casos docentes, o primeiro encontro realizou-se em Espanha, na Universidade de Léon. O grande objectivo deste conjunto de conferências foi o de “divulgar as boas práticas e os casos de sucesso de organizações públicas, do terceiro sector e empresas com práticas de marketing de causas”, refere Arminda do Paço, uma das organizadoras do evento.
Com mais de cem participantes, mais de 40 comunicações e mais de 17 universidades envolvidas, a iniciativa contou com uma apresentação de casos sénior, moderada por Helena Alves e Arminda do Paço (UBI), que se dividiu em duas comunicações. A primeira, intitulada “Juventud y consumo sostenible. Un estudio de opiniones y hábitos”, e proferida por Iñaki García, Juan José Gibaja e Alazne Mujika, da Universidade de Deusto. A segunda, pronunciada por Júlio Martins, da UBI, e com o título “ A Influência da Actividade Física no Combate à Obesidade Infantil”. O congresso teve, em simultâneo, sessões paralelas de trabalho.
Para Arminda do Paço ter participantes de diferentes países, foi “muito positivo. Significa que a nossa organização tem peso além fronteiras e o evento foi bem divulgado”. O segundo encontro estava orientado para a participação conjunta de professores e alunos, e embora alguns não pudessem estar presentes, fisicamente, criou-se uma apresentação virtual, dependendo dos casos.
Mesmo antes do começo do congresso, a organização esperava “muitos participantes”, conclui Arminda do Paço. No entanto, as expectativas foram superadas, uma vez que “para além dos alunos e professores que apresentaram casos, também tivemos um número considerável de assistentes”, refere uma das organizadoras.