Urbi@Orbi – O Gabinete de Relações Pública tem sido uns dos principais instrumentos de ligação da UBI ao exterior. Como tem sido desenvolver esse trabalho?
Tiago Sequeira – É um trabalho exigente, que envolve a ligação com os meios de comunicação social regionais e nacionais, a comunicação interna, a ligação com os diversos núcleos de estudantes e os departamentos, essencialmente no desenvolvimento de actividades extra-curriculares por alunos e docentes.
Depois, há actividades marcantes que são da responsabilidade do gabinete, como a organização dos Dias da UBI, do Encontro Regional do Projecto Área-Escola, e um grande envolvimento na organização do Dia da Universidade (30 de Abril), da recepção aos novos alunos e processo de matriculas e da cerimónia da Abertura Solene do Ano Lectivo.
Adicionalmente desenvolve-se uma programação de presenças sistemáticas em palestras e feiras de divulgação do Ensino Superior, tudo de forma a conseguir sempre uma melhor imagem institucional e uma maior e melhor captação de alunos.
Urbi@Orbi – Há cerca de um ano e meio a coordenar esta estrutura, quais as principais mudanças?
Tiago Sequeira – Houve mudanças na estrutura do gabinete que culminará a breve trecho com a sua nova designação em Gabinete de Comunicação e Imagem, no âmbito de uma reestruturação mais vasta operada nos serviços da reitoria. O Gabinete estrutura-se agora em dois grupos: Grupo Web e Grupo Comunicação e Relações Públicas. O gabinete está agora mais especializado nas funções de comunicação e imagem, tendo externalizado funções como a gestão das frotas e das residências de docentes. Esta reestruturação permitiu uma maior eficácia no serviço em que talvez a face mais visível seja a grande evolução que o portal da UBI tem sentido, com a implementação de uma Área Reservada, onde cada membro da comunidade académica pode hoje facilmente ter acesso a informação que antes, estava praticamente inacessível. Esta área reservada é um importante instrumento de promoção de transparência na Administração, uma vez que nela estão disponíveis todos os despachos reitorais relativos a gestão, ensino e investigação. Nessa área reservada implementámos também um fórum de discussão reservado à comunidade académica. Estamos na fase final de implementação do portal em língua inglesa e passaremos depois à implementação do portal em língua espanhola, tal como previsto no Plano de Acção do Reitor.
Outras das inovações é a secção Ultimas Actualizações, permitindo uma rápida leitura de novas informações disponíveis, a lista telefónica online e o Guia de Acesso à UBI que permite aos nossos futuros alunos o acesso directo e simples a toda informação pertinente sobre os diversos ciclos de estudos.
Houve também mudanças relativamente à relação com os meios de comunicação social, uma nova edição melhorada da publicação UBI em números e está projectada para breve trecho uma publicação institucional sobre a Universidade.
Urbi@Orbi – Pelos indicadores que dispõem, a UBI tem então aumentado a sua presença na comunidade envolvente?
Tiago Sequeira – Os dados objectivos de que dispomos mostram-nos uma presença estável na imprensa regional e um ligeiro aumento na presença na imprensa nacional. No entanto, estes dados, sendo recolhidos anualmente, necessitam de confirmação no futuro. Temos também indicadores de gestão importantes, como um aumento dos descontos obtidos em negociações de publicidade e o que me parece ser uma melhoria geral nas condições contratuais.
Urbi@Orbi – Está a decorrer uma acção que tem como objectivo alterar a imagem institucional da academia. O que se espera desse trabalho?
Tiago Sequeira – Esse trabalho foi despoletado por dois factos. O primeiro foi um movimento generalizado de mudanças de identidades visuais das universidades portuguesas que a UBI não acompanhou. O segundo uma óptima receptividade que temos tido da adopção de um símbolo especifico para as comemorações dos 25 anos da instituição. Assim constituímos uma comissão com peritos das áreas da comunicação, do design e do marketing que foi favorável a que a UBI encetasse um processo de alteração da identidade visual. É aliás de notar que estudos científicos que envolveram a população estudantil da UBI mostram que esta não revela uma grande identificação com a identidade visual actual da UBI. Até agora consultamos os dirigentes intermédios da UBI que nos enviaram ideias-chave que uma nova identidade visual deveria incorporar. Adicionalmente desencadeamos um concurso de ideias entre alunos de design para a nova identidade visual, ao qual concorreram 31 propostas, tendo o júri seleccionado já cinco, que foram divulgadas no passado dia 17 de Dezembro. Estas cinco propostas serão, ainda este mês, apresentadas à equipa reitoral, aos presidentes das faculdades e à comissão de peritos que as analisará e discutirá. Nessa reunião apresentar-se-ão os próximos passos a seguir.
Urbi@Orbi – Para quando os resultados?
Tiago Sequeira – Apresentaremos os resultados finais em Abril de 2011.
Urbi@Orbi – A UBI assinala 25 anos como universidade. Até ao próximo dia 30 de Abril decorrem diversas actividades, maioritariamente de carácter cultural. Esse trabalho também tem sido coordenado a partir do gabinete, como tem sido?
Tiago Sequeira – Decidimos comemorar de forma marcante os 25 anos da UBI, desde 30 de Abril de 2010 a 30 de Abril de 2011. Decidimos também que todos os eventos durante este ano ostentariam o símbolo da efeméride. Houve e haverá no entanto eventos marcantes destas comemorações: os doutoramentos honoris causa do Engº António Guterres e do Dr. Francisco Pinto Balsemão são dois dos mais notáveis. A reitoria promoveu ainda concertos de música clássica, tentando com isso complementar a agenda cultural da região. Tivemos em 30 de Abril de 2010, um concerto Missa Corpus, orientada por Luís Cipriano, um concerto do violoncelista Bruno Borralhinho no dia da Abertura Solene do Ano Lectivo. No próximo dia 30 de Abril teremos 2 concertos memoráveis, Missa Brevis em C, com a participação especial de filhos dos colaboradores da UBI que desejem participar e Missa in Angustiis de Joseph Haydn. Editaremos ainda uma Revista Comemorativa a encartar num jornal, com elementos sobre a história, o passado e os projectos futuros da Universidade. Mas não desvendarei ainda todo o programa das comemorações do 25º Aniversário. Todo este trabalho envolve ainda a procura de empresas e entidades que estejam disponíveis para ser mecenas da Universidade, de forma a aliviar o esforço financeiro próprio que é necessário para trazer à comunidade cada uma destas actividades.
Urbi@Orbi – Outra das áreas que também coordena é o Gabinete de Saídas Profissionais. Como está essa estrutura?
Tiago Sequeira – Devo dizer que, da comparação que é possível fazer de estruturas deste tipo nas Universidades Portuguesas, a estrutura da UBI é uma das que melhor posiciona em termos de envolvimento com a comunidade e de funcionalidades disponíveis. Temos feito uma evolução sustentada desta estrutura e dos serviços que a mesma presta à UBI e aos seus alunos. Neste momento com números de 2010, temos 2577 estudantes inscritos, representando quase 40 por cento da população universitária, tendo promovido directamente ou em articulação com os departamentos 126 estágios protocolados, mais 38 por cento que em 2009 (91) e mais do dobro do que em 2008 (60).
Urbi@Orbi – Para esse gabinete, prevê-se alguma alteração?
Tiago Sequeira – Temos duas principais mudanças. A primeira prende-se com a implementação a breve trecho de um conjunto de inquéritos de monitorização da satisfação dos utentes, sejam eles alunos, graduados ou empresas. A monitorização da qualidade percebida pelos utentes complementará a informação quantitativa que actualmente já coloca esta estrutura com indicadores muito positivos. A segunda prende-se com a implementação de um calendário anual de apresentações de grandes empresas na UBI, de forma a melhorar ainda mais a percepção dos nossos alunos acerca das oportunidades de desenvolvimento de carreiras e de empreendedorismo. No início de 2011 teremos novidades a este respeito que divulgaremos oportunamente.