Os 12 administradores Serviços de Acção Social das universidades portugueses reúnem-se na Covilhã. João Leitão, administrador da UBI será o anfitrião deste encontro que apresenta uma agenda de trabalhos composta por sete tópicos centrais.
A clarificação do regulamento das bolsas de estudo é um dos pontos que estará em grande destaque nesta reunião de trabalho. Leitão explica que na UBI “foi empreendido um forte trabalho na implementação da base do Ensino Superior”. A ferramenta que permite a análise da atribuição de apoios aos estudantes está já em pleno funcionamento na academia beirã. O responsável máximo pelos Serviços de Acção Social lembra também que “já há duas semanas que estão a ser divulgados resultados definitivos”. Neste momento temos de apresentar resultados semanais e tudo tem estado a decorrer de uma forma eficaz”, acrescenta. Uma equipa de cinco funcionários “faz a avaliação dos processos e todas as semanas reportamos resultados”. Cerca de 250 alunos, nos últimos tempos têm já o seu processo concluído. Até ao final do ano “todos os processos ficam resolvidos”, garante Leitão.
A análise dos resultados das candidaturas a bolsa, a criação do fórum online de administradores dos Serviços de Acção Social, a avaliação da satisfação dos alunos, os indicadores de desempenho, o funcionamento do apoio psicológico e os projectos e candidaturas comuns são outras das temáticas do evento. João Leitão, que conjuntamente com o administrador do Instituto Superior Técnico, é o único a acumular o cargo de administrador da universidade e da acção social, promove o evento. Uma sessão de trabalho que servirá ainda para trocar experiências e apresentar alguns casos práticos no que diz respeito às decisões tomadas na atribuição de bolsas e de apoios à comunidade académica.
João Leitão acredita também que estes encontros servem para reforçar a interligação entre as várias instituições. Conseguir ter um panorama geral desta área “sobretudo em tempos de crise”, é algo essencial. Para o administrador da UBI devem entender-se os serviços de acção social “como um suporte da própria universidade e que no curto prazo serão uma unidade orgânica da instituição, quer na UBI quer nas outras academias”. O início desta reunião está previsto para as 9.30 horas. Cerca das 10 horas, João Queiroz, reitor da UBI, fará uma intervenção sobre Acção Social no Século XXI. Os trabalhos decorrem até às 13, hora em que se fará uma pausa para almoço. A segunda parte dos trabalhos deverá prolongar-se até às 16 horas.