“30 Anos de arte” é o nome da exposição de pintura de Mário Costa, em mostra na galeria de exposições Tinturaria, desde o dia 2 até ao final do mês de Dezembro.
Mário Costa, nasceu em Unhais da Serra, Covilhã e desde cedo os professores e colegas ficavam deslumbrados com os seus desenhos. Por volta de 1968, os antigos colegas da escola, incentivaram-no a pintar e a realizar uma exposição em Unhais, que obteve enorme sucesso. O artista pintava a óleo, como ainda faz e produzia as suas próprias tintas. Desde essa altura, a pintura tornou-se parte da sua vida e nunca mais parou.
Identifica-se nas suas obras, a preferência por representar temas ligados à região, como recantos típicos, figuras e gestos simples que fazem um reviver de memórias. Mário Costa explica a escolha destes temas, por ter vivido em Unhais, daí a natureza e as personagens típicas, porque deste modo pode sempre recordar as suas lembranças e as suas raízes.
Esta exposição realiza-se nesta galeria, para dar a conhecer, os 30 anos de trabalho e criatividade da sua obra, explicando que “o convite foi feito há um ano, pela divisão da cultura da Câmara da Covilhã e foi aceite com muito gosto”. Questionado acerca das obras que destacaria e que lhe trazem algum sentimento especial, o pintor afirma, “o quadro Santiago é um dos que mais gosto, por ser uma lembrança do Caminho de Santiago que realizei e que me marcou”.
As suas obras podem ser apreciadas em diversos locais, tanto nacionais como internacionais como Guarda (Galeria Época), Coimbra (Galeria Arte estúdio), Castelo Branco (Galeria Manuela Cruz), Fundão (Câmara Municipal), Sintra (Museu Regional), Luxemburgo, França, Inglaterra, Estados Unidos, Marrocos, entre outros. Mário Costa está referenciado, no dicionário de artistas plásticos de Portugal, da “Editora Estar", que inclui todos os artistas que integram a História da Arte Portuguesa.