“Como é que a tecnologia pode ajudar a resolver os problemas mais complicados do mundo?” Esta pergunta tem como resposta: Imagine Cup. Foi com este intuito que a Microsoft e a UBI decidiram apresentar, a todos os alunos, o que é a Imagine Cup, assim como as mais recentes tecnologias da Microsoft.
Em volta do tema Imagine Cup, esteve presente Henrique Carreiro, responsável da Microsoft em Portugal, que fez questão de explicar a todos os presentes qual o objectivo do tema apresentado.
Imagine Cup é a maior competição de software do mundo para estudantes com mais de 16 anos de idade, envolvendo mais de 350 mil jovens em todo o mundo. Esta competição tem como objectivo estimular e premiar a criatividade dos mais novos, com propósitos sociais e humanitários. Assim sendo, o tema da Imagine Cup é "usar a imaginação para criar soluções para problemas difíceis, conhecidas como os “oito objectivos do Milénio”".
As principais competições para 2011 são três: software de design; game design; e windows phone 7, havendo, no entanto, muitas mais áreas de competição. O desafio em software de design é a única que tem uma final nacional. Tanto esta como a competição em Windows phone 7, terão uma equipa até quatro elementos mais um mentor (professor que orienta a equipa). A restante, Game Design, apenas poderá ter o máximo de três pessoas mais o mentor. No final, os vencedores terão um prémio, dependendo das áreas, que varia entre os 8 mil e os 25 mil dólares.
Todos os anos a competição envolve uma final nacional e uma final mundial, e apesar do teor tecnológico da Imagine Cup, cada ano participam mais alunos das diversas áreas. Para Henrique Carreiro, “as melhores equipas são aquelas que são transversais, que envolvem pessoas tanto da área da informática, design, marketing, etc.”. No ano passado, um grupo de alunos da Universidade da Beira Interior participou na maior competição de software do mundo com o projecto de nome Volt. De entre os membros da equipa Mário Pereira recorda como foi participar e ficar em 2º lugar a nível nacional: “voltava a participar e até talvez o faça este ano. Isto porque vale mesmo a pena, uma vez que este concurso é mesmo de atingir o ponto de realização pessoal que ainda não encontrei, a nível académico, em mais lado nenhum”.
Para os estudantes a participação na Imagine Cup é uma mais-valia porque “expõe-nos a uma competição a nível mundial, preparando-os para os vários tipos de desafios que vão encontrar no mercado de trabalho e para quando têm que criar as suas próprias empresas”, refere o representante da Microsof.
Com a Imagine Cup qualquer aluno tem a oportunidade de criar e desenvolver uma ideia, e no final mostrá-la ao Mundo. Para tal os interessados só precisam de entrar no site www.imaginecup.com e inscreverem-se. Seguidamente cada um, em grupo ou individualmente, deverá pensar numa ideia e começar a trabalhar para no final apresentá-la em Nova Iorque, onde se realiza a grande final mundial da Imagine Cup 2011.