A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), na Covilhã, assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com um jogo treino entre o Sporting da Covilhã (SCC) e os utentes da instituição. O evento decorreu na manhã da passada sexta-feira, 3 de Dezembro, no complexo desportivo da cidade.
Os utentes venceram a equipa do SCC por 9-3, mas o mais importante foi proporcionar uma manhã diferente a crianças e jovens que muitas vezes são “postas de parte pela sociedade”, sublinha João Pinto, técnico da equipa de futebol. Para o responsável esta “é uma forma de juntar o útil ao agradável. Por um lado estão pessoas que muitas vezes são postas de lado pela sociedade e por outro foi uma forma de mostrar que o jogador de futebol não é só para jogar à bola”. João Pinto acrescenta ainda que "este dia vai ficar marcado na cabeça destes jovens para sempre”.
Esta foi uma iniciativa diferente para os utentes da instituição, que mostraram um “entusiasmo enorme para este treino e para o futebol, aí não existem diferenças” salienta o presidente da direcção da APPACDM da Covilhã, António Marques. O mesmo agradece “o apoio do Sporting da Covilhã, da direcção e do seu treinador para assinalar este dia internacional da pessoa com deficiência, que alertou para que se olhe para este problema, da deficiência, com naturalidade”.
O grande herói da partida foi Gonçalo Maria, utente da APPACDM, que marcou três golos neste encontro. Este atleta mostrou-se satisfeito com a sua prestação pois marcou tantos golos, "como o Falcão". "Gostei muito de jogar, fintar e marcar golos e gosto muito do Sporting da Covilhã".
A iniciativa trouxe uma manhã diferente aos utentes da instituição, que aproveitaram para aliar o desporto ao dia que que pretende combater a discriminação sofrida pelas pessoas com deficiência.