A Banda da Covilhã celebrou no passado sábado, dia 4 de Dezembro, o 66º aniversário assinalado com um concerto intitulado “Músicas para filmes, Filmes com música”. Este evento contou com a interpretação de diversas músicas que fizeram o público lembrar os tempos de infância, tal como recordar filmes que marcaram uma época.
O concerto iniciou-se com o Hino da Banda, seguindo-se a música do 20th Century Fox. De seguida, João Rodrigues actuou num solo homenageando o trompetista Harry James e logo depois começou a viagem pelo mundo da música e dos filmes. Batman foi a primeira apresentação escolhida, seguindo a música Fénix e Aladin, ambas dirigidas por Alain Rosa.
Depois destas interpretações, Eduardo Cavaco, director da Banda da Covilhã, pediu aos directores dos corpos sociais que subissem ao palco para entregarem um diploma aos músicos que se estrearam nas actuações pela banda. Foram também entregues diplomas à madrinha da nova sede, Sónia Moreira, que ofereceu um clarinete à banda. Para além disso, Márcia Ferreira foi distinguida com um diploma de mérito pelos seus dez anos de serviço na Banda da Covilhã. Esta afirma que “é estranho e um bocado triste porque dos meus amigos e colegas de há dez anos não há ninguém, mas ao mesmo tempo é uma grande alegria e orgulho ter conseguido manter-me aqui”.
Na segunda parte do concerto, ouviram-se temas de Schindler’s List, Cassiopeia (música de um compositor português) e Pearl Harbor, terminando com um conjunto de músicas de desenhos animados: Bugs Bunny, Flinstones, Jetsons, The Simpsons, Pantera Cor-de-Rosa, Animacs e Looney Tunes. Eduardo Cavaco, justifica a escolha deste tema para este concerto, afirmando que “as bandas sonoras despertam muito as emoções das pessoas e nada melhor que associar a imagem à música”. Quanto a desejos para o próximo ano de vida, Márcia Ferreira espera que os elementos da banda se adaptem bem à nova sede e que a banda continue com bons frutos.