Os responsáveis do CHCB anunciaram a atribuição de três prémios no âmbito da iniciativa “Hospital do Futuro 2009/2010”. Segundo a informação enviada à Imprensa, os resultados desta iniciativa que premeia projectos desenvolvidos na área da saúde foram divulgados no passado dia 29, em Lisboa.
O CHCB foi galardoado pelos projectos “Gestão e Qualidade nos Serviços Farmacêuticos” e “Acreditação pela Joint Commission International” que valeram a esta instituição dois segundos lugares, tendo ainda conseguido conquistar um terceiro lugar, com o projecto “Descentralização Parcial da Consulta de Coagulação”.
Este ano, segundo as indicações do CHCB, estiveram a concurso “cerca de 200 projectos e mais de uma centena de instituições de saúde, sendo que segundo os organizadores, todas as candidaturas apresentadas revelaram um elevado padrão de qualidade, provando que em Portugal é possível concretizar ideias inovadoras e obter resultados altamente satisfatórios”.
No mesmo comunicação, os responsáveis pelas unidades hospitalares da região acrescentam que os três projectos têm como característica transversal o facto de estarem pensados para “melhorar a qualidade, acessibilidade, segurança e efectividade dos cuidados prestados aos utentes é a tónica transversal a todos os projectos apresentados pelo Centro Hospitalar Cova da Beira”.
Outra das actividades destinadas aos colaboradores e comunidade envolvente é a Festa de Natal 2010. Decorre hoje, quarta-feira, 8 de Dezembro, com o apoio da Liga dos Amigos do CHCB, da Banda da Covilhã e da Desertuna (UBI). Este momento lúdico de índole solidária é também destinado aos doentes internados e seus familiares. Uma iniciativa que decorrerá no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã, a partir das 14 horas e está aberta ao público.
O programa deste ano conta com a participação de várias associações e grupos da cidade, bem como pessoas a título individual, “que de forma altruísta e generosa se prontificaram a participar nesta confraternização de afectos e esperança, em prol do bem-estar de todos aqueles que, de alguma forma têm a sua saúde debilitada, contribuindo assim para amenizar o período de permanência dos doentes no hospital durante esta época natalícia”, adiantam os organizadores.
Momentos musicais que vão desde o fado às melodias e cantares populares da Beira Baixa, representações etnográficas e actuação das tunas académicas fazem parte do programa.