Esta iniciativa surge através da vontade de inovar a imagem corporativa gráfica da UBI que, tendo em conta as suas características institucionais e respectivos órgãos (Reitoria, Departamentos, Faculdades), pretende acompanhar a contemporaneidade. Tem como intuito apelar à participação individual ou colectiva dos estudantes e recém-formados da universidade.
O “Concurso de Ideias” divide-se em duas fases que se estendem de 10 de Dezembro até 31 de Janeiro. Numa primeira fase os participantes terão de apresentar as propostas em suporte digital (quatro slides obrigatórios). O júri apurará cinco que passarão à fase seguinte, em que o nível de exigência será maior quanto à apresentação de elementos técnicos. O projecto seleccionado será anunciado a 3 de Fevereiro e validado pela comissão e pela reitoria a 10 do mesmo mês.
Ao vencedor será atribuído um prémio no valor de 750 euros. A proposta passará a ser propriedade da UBI atribuindo-lhe o direito à sua aplicação. Os projectos seleccionados na segunda fase serão publicados no site da instituição e todos os concorrentes terão direito a um certificado de participação.
De acordo com Francisco Paiva, presidente do júri nomeado por João Queiroz, reitor da academia beirã, o logótipo da UBI é heráldico e “remonta à fundação da universidade”. Francisco Paiva refere que “é a primeira vez que há uma discussão em torno da imagem da universidade” e vê com bons olhos a produção de uma nova imagem, uma vez que em relação às outras instituições existe um “maior mediatismo e disputa pelo contexto simbólico”. A nova imagem corporativa da UBI deve conjugar “características que auscultem ao contexto cultural e ao contemporâneo” e simultaneamente ser um símbolo que garanta a adesão da comunidade. O presidente do júri diz que o concurso foi criado a pensar nos alunos de Design Multimédia e destaca que é importante a sua participação, uma vez que se trata da “melhoria da imagem pública da instituição”. No entanto não representa uma barreira à participação de estudantes de outras áreas e espera até uma amostra diversificada de concorrentes, “capacidade criativa” e sentido crítico.
A eventual transformação da imagem corporativa da UBI dependerá da aprovação da proposta final pela Reitoria, caso o projecto satisfaça todos os requerimentos, o vencedor será integrado na equipa de Relações Públicas da UBI para desenvolver todo o processo de “redesign”.