Entrevista a Aura Miguel
Antes de começar a conferência Aura Miguel foi homenageada por alguns alunos da Banda da Covilhã. A jornalista é autora de dois livros sobre João Paulo II e tem acompanhado todas visitas papais fora do Vaticano. A propósito da visita do Papa Bento XVI ao nosso País, Aura Miguel publicou recentemente um livro intitulado "Razões de Bento XVI". Segundo a jornalista é o resultado de uma reflexão sobre a visita do Papa a Portugal.
Nesta conferência Aura Miguel deixou claro algumas das mensagens de Bento XVI. A jornalista diz que o actual Papa não foge dos problemas, antes pelo contrário, "ele põe sempre o dedo na ferida". Acrescentou ainda que o Papa "fala dos problemas da igreja e não se queixa". Bento XVI repete muitas vezes a mesma frase "a Igreja caiu numa rotina da fé", "a Igreja tem de aprender a dialogar" vai ainda mais longe dizendo "se os católicos não mudarem de rumo, mais tarde estaremos reduzidos a livros de Historia".
Aura Miguel afirma que Bento XVI é uma pessoa tímida, retraído, discreto nada parecido com João Paulo II que era activo, extrovertido, desportista nato. Contudo Bento XVI "é um Papa profundamente realista com os problemas que se passam no mundo e na Igreja". Aura Miguel, acrescentou nesta deslocação à Covilhã, que "a humildade de Bento XVI conquistou e arrasou os portugueses que estavam mais desconfiados". Depois de conviver com o actual Papa a jornalista diz que Bento XVI "acha que é um Papa pequeno em relação a João Paulo II", e diz ainda que não tem pretensão de imitar João Paulo II.