O Teatro Principal de Zamora foi o palco escolhido para a entrega do prémio “Joven Cooperación Empresarial Transfronteriza”. Um galardão que tem como objectivo reconhecer o espírito empreendedor dos jovens empresários e os bons exemplos de entidades empresariais.
Neste evento, promovido pelo Instituto de la Juventud de Castilla y León, foi distinguida a StarEnergy, empresa lançada por um grupo de antigos alunos da UBI que opera no sector das energias renováveis. O conselheiro para a Família e Igualdade de Oportunidades de Espanha entregou a Hélio Fazendeiro, representante da empresa, o prémio atribuído a esta entidade.
Esta distinção ganha ainda mais relevo por ter sido este o primeiro ano que a entidade espanhola premia um projecto luso. Segundo os responsáveis pela atribuição destes prémios, o galardão que diz respeito ao intercâmbio ibérico foi promovido tendo como finalidade, o estímulo de encontros e intercâmbios de experiências entre jovens empresários dos dois países. A iniciativa que decorreu em Zamora, dia 23 de Novembro, pretende também ser um acto de reconhecimento público dos espíritos empreendedores, e de todo o trajecto que vai desde a ideia até à criação de uma empresa e implementação desta no mercado.
A este primeiro prémio “Joven Cooperación Empresarial Transfronteriza” concorreram jovens cujas empresas estejam instaladas nas regiões Norte e Centro de Portugal e que contem com experiência em cooperação e colaboração com empresas de outro país.
Esta empresa, formada por antigos alunos da academia covilhanense desenvolve produtos na área das energias renováveis, passando pelo planeamento de equipamentos, instalação e manutenção, como também, pelo estudo de soluções energéticas vantajosas para os consumidores.