A população do Alcaide recebeu no passado dia 19, 20 e 21 de Novembro mais uma edição do Festival do Cogumelo. Este contou com um grande número de visitantes, superando a edição do ano passado.
Os habitantes da aldeia abriram as portas das suas casas, que se transformaram em tasquinhas durante o festival. Pelas ruas do Alcaide vários cogumelos expostos em caixas para as pessoas verem. Foram mais de 60 “tascas” que os forasteiros puderam visitar. Desde as famosas tasquinhas com petiscos, onde se podiam saborear vários pratos confeccionados à base de cogumelos, passando pelos produtos regionais, como o queijo, o enchido e o vinho, e ainda o artesanato, produtos que fizeram parte do festival com vários expositores espalhados pela aldeia.
A festa começou na sexta-Feira, 19, com a animação a cargo dos bombos de Alcaide, bombos das Donas, concertinas, Teatro Clube de Alpedrinha, Serrabecos e 3 Kuaz 4. O primeiro Chef a exibir os seus dotes culinários foi Nuno Queiroz Ribeiro. No Live Cooking, confeccionou várias especialidades para os visitantes. Sábado, 20, pela manhã os bombos do Alcaide, Foles da Beira, Bombos de Lavacolhos, entre outros, voltaram a animar a população. Foi realizada uma caminhada, intitulada “Caminhada Cores da Gardunha” e um passeio micológico com a presença do Chef Valdir Lubave, em que os participantes puderam desfrutar das várias paisagens da Serra da Gardunha e conhecer os vários cogumelos ali existentes. Ao longo da tarde a animação continuou pelas ruas do Alcaide. Neste dia para além do chef Nuno Queiroz Ribeiro, no Live Cooking marcou presença um outro mestre da cozinha, Valdir Lubave para confeccionarem vários pratos.
No último dia do festival, domingo, 21, no último dia do festival teve lugar mais um passeio micológico com a presença do engenheiro Gravito Henriques. Neste dia foi confeccionado um arroz de cogumelos pela Escola de Hotelaria e Turismo do Fundão, “que não chegou para as encomendas”. Por volta das 13 horas teve lugar um mega almoço. Durante toda a tarde houve grande animação nas ruas da vila, como já tinha acontecido nos dias anteriores, com bombos, grupos de música popular, concertinas, entre outros. Ao fim da tarde, entre as 17 e as 19 horas, os chef’s Nuno Queiroz Ribeiro e Valdir Lubave voltaram à “cozinha”, sendo a novidade deste dia o conhecido chef de cozinha Chakall, que foi o último dos chef’s a entrar em acção. Este último que lançou um livro intitulado “Road Tour”.