A cidade da Covilhã, tem um Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica, cuja abertura teve lugar no passado dia 28 de Maio, com funcionamento nas instalações da Coolabora, na Quinta das Flores.
A Coolabora – Consultoria e Intervenção Nacional, abriu este gabinete de apoio, devido ao número elevado de queixas-crime de violência doméstica, registadas no concelho da Covilhã, nomeadamente na freguesia do Tortosendo, conforme informação de Ângela Santos, técnica de Apoio à Vítima.
Ângela Santos indicou que "a Coolabora, está neste momento a implementar no dDistrito da Castelo Branco, o Projecto Violência Zero, que tem uma abordagem integrada no combate à violência doméstica. Esta intervenção, é financiada pela Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género, através do Programa Operacional do Potencial Humano, no Quadro de Referência Estratégico Nacional”. As vertentes de intervenção complementares deste projecto passam pelo apoio a vítimas de violência doméstica, reeducação de agressores, incremento do nível de consciencialização da comunidade e promoção da especialização de competências dos profissionais de diversas organizações públicas e privadas com intervenção nesta temática.
No que respeita a parcerias com instituições oficiais “a Universidade da Beira Interior é um exemplo disso mesmo. A academia integra a rede de parceria do Projecto Violência Zero estando representada pelo professor Manuel Loureiro, do Departamento de Psicologia da UBI".
Os serviços oferecidos por esta estrutura passam pelo acompanhamento psicológico, atendimento jurídico e dependendo das problemáticas dos utentes, o encaminhamento social. Está aberto às segundas, quintas, e sextas-feiras das 11.30 às 14 horas e das 15 às 19.30 horas.