O Governo Civil de Castelo Branco e a CooLabora – Consultoria e Intervenção Social vão assinalar o dia 25 de Novembro, Dia Internacional Para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres com a iniciativa “Violência Zero”. Um programa que decorrerá de 25 de Novembro a 10 de Dezembro e que terá actividades em Castelo Branco e na Covilhã. A sessão de abertura terá lugar no dia 25, às 17 horas, no Salão Nobre do Governo Civil e contará com a presença de Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação.
Do programa destaca-se a exposição de cartoons “Violência Não Faz o Meu Género”, organizada em Portugal pela World Press Cartoon e que resulta da selecção dos 50 melhores trabalhos da mostra “Por una Vida Sin Malos Tratos” que teve lugar em Espanha por iniciativa da Fundação da Universidade de Alcalá. Estes cartoons, de artistas de inúmeros países, estarão patentes ao público de 25 de Novembro a 10 de Dezembro no Governo Civil de Castelo Branco. A inauguração contará com a participação de António Antunes da World Press Cartoon e cartoonista do Expresso, um dos artistas que integra esta mostra.
No dia 29 de Novembro, às 16 horas, o anfiteatro 7.21 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior será palco da exibição e debate da curta-metragem “As Maltratadas”, de Ana Campina, com a presença da realizadora. O debate contará ainda com intervenções de Amélia Augusto, pró-reitora da Universidade da Beira Interior, Natália Cardoso da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima – Coimbra e Manuel Loureiro, docente do Departamento de Psicologia e Educação da UBI. O filme “As Maltratadas” venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem no Hollywood Brazilian Film Festival, realizado em Los Angeles, tendo também participado na selecção oficial dos festivais internacionais de cinema de Montreal, Irlanda e São Paulo. Realizado e produzido por Ana Campina, conta com um elenco onde se destacam os actores Felipe Camargo, Alexandra Freudenthal e Camila Alves.
No dia 10 de Dezembro, pelas 14.30 horas, o Salão Nobre do Governo Civil de Castelo Branco acolhe o encerramento do concurso “Sons e Imagens Sem Preconceitos” que envolveu cerca de 200 alunos de várias escolas da região. A entrega de prémios aos vencedores será acompanhada da exibição dos respectivos trabalhos. As escolas participantes serão também distinguidas com o galardão “Escola Amiga da Igualdade de Género”.
O encerramento da “Violência Zero” contará com a presença de Sara Falcão Casaca, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Esta iniciativa é financiada pela CIG, entidade gestora do Eixo 7 do Programa Operacional do Potencial Humano, no âmbito do Quadro Estratégico de Referência Nacional, do Fundo Social Europeu. Conta ainda com o apoio da World Press Cartoon, da Universidade de Alcalá (Espanha) e da Universidade da Beira Interior.