Promover uma maior participação dos alunos na vida académica parece ser um objectivo transversal das duas listas de alunos que concorrem ao Conselho Geral da UBI. As eleições dos cinco elementos que representam os estudantes num dos órgãos de maior importância na instituição decorrem no próximo dia 22. Fernando Jesus, encabeça a Lista A e Lenia Pereira a Lista C.
O antigo presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, termina agora o seu primeiro mandato como representante dos estudantes no Conselho Geral. Fernando Jesus faz “um balanço extremamente positivo” de uma experiência que se revelou “muito difícil”. No mandato que agora termina “tiveram de se criar regulamentos, quer para a eleição do reitor quer também para a nomeação do provedor do estudante”, começa por explicar. Mas a experiência serviu-lhe também “para constatar que ainda há um conjunto de projectos que devem ser continuados”. Daí a sua recandidatura.
O aluno de Engenharia Informática volta a concorrer ao Conselho Geral, desta vez “com o intuito de dar voz aos estudantes na discussão do Plano de Desenvolvimento Estratégico de toda a UBI para 2010/2020”. Segundo o primeiro subscritor da Lista A, “trata-se de um plano muito importante para o futuro da universidade, logo é importante que os estudantes estejam bem representados por pessoas que já acompanharam o processo desde o início e não por pessoas que sejam apanhadas a meio”. Fernando Jesus recorre à sua experiência conseguida pela presença em diferentes órgãos de representação para mostrar a importância na escolha dos próximos alunos. O documento que será decidido no próximo mandato “aponta as áreas estratégicas da UBI para os próximos anos e os alunos vão ter forçosamente uma palavra a dizer”. Um aspecto maior da recandidatura que o antigo presidente da AAUBI destaca.
Um dos pontos que também pontua o discurso deste candidato é o da participação dos alunos nos projectos colectivos da universidade. “A Lista A tem pessoas de diferentes áreas e diferentes ciclos mostrando uma representação muito abrangente”, reitera. Mas esta participação “tem de ser maior e mais visível, independentemente de quem for eleito”. Fernando Jesus explica que “aquando da última eleição foi criado um endereço electrónico para os colegas enviarem as suas dúvidas, opiniões e questões, mas acabámos por ter muito pouca adesão”. Por isso mesmo, o candidato da Lista A apela ao voto e “à participação de todos, logo desde o início do mandato, para se conseguir um trabalho mais certo”.
Quem também parece partilhar deste apelo à comunidade estudantil é Lenia Pereira. A estudante de Sociologia encabeça a Lista C, a segunda a estar nestas eleições. No entender da principal figura desta lista, “tem de existir um trabalho marcante ao nível da sensibilização da comunidade académica para assuntos que dizem respeito a todos”. Uma das máximas deste projecto, também constituído “por estudantes de diversas faculdades e ciclos de ensino”, é então o da motivação da comunidade “quer nos órgãos de representação, quer nas actividades promovidas para os alunos”. Nesse sentido “deveria existir um maior apelo e promoção à participação, por parte dos docentes”, afirma a futura socióloga.
No seu currículo podem já registar-se a presidência do Núcleo de Alunos de Sociologia e também, na condução das actividades na Secção Pedagógica da AAUBI. Experiências que lhe permitem ter “noção de que os alunos participam poucos nestas actividades”.
As expectativas para o Conselho Geral, caso seja eleita passam “sobretudo pela defesa dos interesses dos estudantes”.
O acto eleitoral tem lugar no próximo dia 22 de Novembro de 2010, em mesas localizadas em cada faculdade, entre as 10 e as 17.30 horas. Na Faculdade de Ciências, a mesa de voto estará localizada na Sala de Reuniões do Departamento de Matemática, na Faculdade de Engenharia, na Sala dos Conselhos, na Faculdade de Artes e Letras, na Sala dos Conselhos, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, na sala 7.1 e na Faculdade de Ciências da Saúde, na sala de reuniões do GEM.
A Lista A apresenta assim, como membros efectivos: Fernando António Correia de Jesus, Tânia Daniela Felgueiras de Miranda Lima, Diogo Manuel Abreu Pereira, João Daniel Mosa Caetano e Nuno Filipe Santos Gonçalves de Macedo. Como membros suplentes: Bernardo Fialho Simão Marques Ribeiro, José Eduardo Coutinho da Costa, Mónica Alexandra Robalo Canheto, Cyrille Feijó, Joaquim Marques Mendes dos Reis, Alexandre Filipe Araújo Tenreiro, Punit Naguindás, Ana Carolina Pais Monsanto, Paulo José Abreu das Neves e José Agostinho Sanches Mateus Lourenço.
A Lista C tem como efectivos: Lenia Catarina Paulos Pereira, Diogo Manuel Domingues de Jesus, Bruno Garcia Prata Graciano Filipe, Nuno Ricardo da Cruz Garcia e Grácia Patrícia Ferreira Correia. Como membros suplentes: Joaquim António Tomé Saraiva, Pedro Henrique da Silva Pimentel, Gustavo da Cruz Real Paulino Serra, Ana Catarina Branquinho Bispo Amaro, Carlos José de Sousa, Joana Filipa Machado Sá, Marisa Alexandra Costinha Caçoete, Ana Teresa de Oliveira Paraíso, João Nuno Rodrigues Salvado e Mariana Costa Silva Vallejo.