Entrevista com Manuela Cerdeira
No passado dia 13, cerca de cem pessoas estiveram presentes no Hotel Turismo, na apresentação do livro “Crónicas - Segredos do Mundo”, de Manuela Cerdeira.
Manuela Cerdeira, é aluna na Universidade da Beira Interior, no curso de Ciências da Comunicação. Já na universidade, associou-se a um grupo de colegas e juntos lançaram um jornal Online – Jornal MaisMinho, onde a escritora começou a publicar as crónicas que agora vê publicadas na sua primeira obra. “Crónicas – Segredos do Mundo”, é um livro que coloca o leitor a pensar e está inserido na colecção Viagem Filosófica, da editora Chiado.
É uma compilação de tudo o que o ser humano aprende para ser sociável. Ilustra alguns aspectos presentes na sociedade actual, avaliando as constantes mutações e a questão da socialização, como sendo fundamental nos dias de hoje, na visão da escritora. Um livro que "trata ainda a pessoa da forma que deve ser tratada, com dignidade, as pessoas não têm preço, têm dignidade”, diz a autora.
A escritora, afirma que o aparecimento deste livro deve-se ao facto de sempre ter gostado de escrever. Para Manuela Cerdeira, “todos nós somos escritores, através dos nossos comportamentos, das nossas atitudes em sociedade, nós vamos escrevendo a nossa própria vida, vamos criando a nossa própria reputação”.
Refere também, que a escrita deste livro lhe deu muito prazer e que transformou um sonho em realidade. A última crónica presente na obra, nunca ninguém a haveria lido, foi feita propositadamente para este livro, sendo intitulada por “Sonhar, a dormir ou acordado”.
A escritora ainda pretende compor outras obras, onde pretende continuar a divulgar este mundo de segredos, pois para ela “quando passamos para o papel aquilo que pensamos e aquilo em que acreditamos, ficamos mais ricos, mais puros e mais transparentes”.