A Universidade da Beira Interior é parceira no projecto E-Learning 3.0, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, QREN. A UBI integra um consórcio formado pela I.Zone Knowledge Systems, Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e MAISIS. Esta iniciativa surgiu no contexto de outras parcerias já existentes, com o objectivo de integrar o que de mais recente e inovador está a ser feito a nível das tecnologias.
Joel Rodrigues, professor e investigador do Departamento de Informática, é o coordenador da equipa da UBI e explica em que consiste este projecto: “pretendemos centrar o nosso projecto no contexto da actual evolução tecnológica ligada às novas tecnologias da informação e comunicação (como por exemplo, a Web 2.0/3.0) que podem ser colocadas ao serviço da aprendizagem”. Esta iniciativa tem como principal objectivo aperfeiçoar e melhorar as tecnologias e-Learning já existentes de uma forma adequada, com o propósito de estimular e facilitar o acesso a conteúdos de apoio à aprendizagem, seguindo uma abordagem centrada em ambientes de aprendizagem personalizada, tanto em contexto profissional como educacional.
E-Learning 3.0 pretende incentivar a aprendizagem através da gestão de conteúdos e de conhecimento, conciliando outras potencialidades como “a televisão digital, redes sociais, comunidades práticas e tutoria inteligente, em que a tecnologia é um suporte para aprendizagem e o utilizador tem as ferramentas ao dispor na própria plataforma”, destaca Joel Rodrigues. Com este projecto o utilizador não precisa de tecnologias para comunicar uma vez que vai dispor de comunicação em tempo real (como videoconferência) e intermitentes, como o correio electrónico ou o Facebook.
Joel Rodrigues, também director do mestrado em Engenharia Informática, explica a importância desta iniciativa para os alunos da UBI: “Pretendemos preparar um sistema para suportar o Mestrado em Engenharia Informática, numa abordagem completamente e-Learning”.
Este projecto tem como grande particularidade a sua raiz em língua portuguesa, o que poderá ser um forte factor para potencializar e facilitar a aprendizagem, tanto a nível nacional, como nos países de expressão portuguesa, podendo mais tarde ser adaptado para outras línguas e outros mercados.
E-Learning 3.0 arrancou oficialmente em 1 de Abril de 2009 e termina a 30 de Dezembro de 2012. Neste projecto participam professores e investigadores do Departamento de Informática da UBI.