As ideias vão voltar a ser destaque na Universidade da Beira Interior através do winUBI - Concurso de Ideias de Negócio.
O concurso que vai na segunda edição pretende estimular uma cultura empreendedora na UBI, seleccionar ideias/projectos inovadores, em qualquer domínio científico ou tecnológico, em torno dos quais se perspective a criação de novas empresas de forte conteúdo inovador com potencial de crescimento e viabilidade comercial e fomentar em particular, o empreendedorismo feminino qualificado.
O WinUBI destina-se à comunidade da Universidade da Beira Interior, nomeadamente docentes, investigadores, bolseiros, alunos de qualquer nível de ensino e ex-alunos de qualquer nível de ensino, que poderão entregar os trabalhos até 7 Janeiro 2011.
Segundo o regulamento do concurso as ideias/projectos deverão ser inovadores, corresponder a necessidades de mercado e ser susceptíveis de darem origem a um plano de negócios e a uma nova empresa. As ideias/projectos deverão corresponder a um novo produto, a um novo processo, a uma nova aplicação de um produto existente, a um novo serviço, ou a produtos e/ou serviços inovadores com manifesto potencial para desenvolvimento e valorização económica.
Após a votação do júri do concurso, a organização seleccionará e convidará os cinco concorrentes melhor classificados a apresentar as suas ideias de negócio na Sessão Final do WinUBI. Nesta sessão, estarão também presentes empresários, investidores e business angels convidados pela organização.
Para efeitos da atribuição do Prémio de Empreendedorismo Feminino a organização seleccionará e convidará ainda para a sessão final do concurso, as duas candidaturas melhor classificadas cujas promotoras individuais sejam mulheres ou cujas equipas sejam constituídas maioritariamente por mulheres (incluindo, obrigatoriamente, o promotor principal).
O vencedor deste concurso irá receber um prémio monetário de três mil euros para a realização do capital social da nova sociedade, mas terá também direito a apoio de consultoria prestada pelo GAPPI para detecção de parceiros, investidores e assuntos em matéria de propriedade industrial.
Quanto ao segundo lugar, vai ser premiado com dois mil euros, para a realização do capital social da nova sociedade e também apoio do GAAPI. Já no caso do Prémio de Empreendedorismo Feminino, o valor monetário, para a realização do capital social da nova sociedade é de 1.500 euros.